Contribuições de Vigotski para compreender a criatividade na recepção e produção do texto literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.25369

Palavras-chave:

criatividade, sociointeracionismo, produção de texto.

Resumo

O presente artigo realiza uma pesquisa de natureza bibliográfica, visando identificar, nos estudos de Vigotski (1999, 2001), contribuições de sua obra para o domínio da imaginação criativa e o exercício da experiência afetiva nas práticas de ensino da produção e de recepção de texto literário no ensino fundamental. Demonstramos que os estudos realizados por esse pensador russo são de extrema relevância para compreender o processo criativo com textos ficcionais, considerando a relação autor-obra-leitor na construção de efeito de sentido. Para descrever esse processo, destacamos as categorias conceituais elaboradas pelo autor sobre o desenvolvimento da imaginação criativa; bem como o papel da mediação e das experiências acumuladas na elaboração de atividades discursivas criativas.

Biografia do Autor

José Ricardo Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Professor adjunto do curso de Pedagogia da UFSItabaiana
das disciplinas: Linguística Aplicada
à Alfabetização, Ensino da Língua Portuguesa, Alfabetização. Possui graduação em Pedagogia pela
Universidade Federal Fluminense (1995), graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá
(2006), Especialização em Leitura e Produção de Texto (UFF), Especialização e Alfabetização das
Classes populares(UFF), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e
doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Tem experiência na área de
Educação, com ênfase no ensino da língua materna e pesquisa nos seguintes temas: alfabetização
e o ensino da ortografia, Pragmática, análise do discurso e produção textual. Exerce a função de
coordenador geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/
SE.

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Publicado

2017-10-03

Edição

Seção

Linguística