Uma casa em construção: a figura “casa” na poesia de Maria Teresa Horta durante o período salazarista em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2024.264746Palavras-chave:
Feminismo, silêncio, casa, salazarismo, femininoResumo
Arquiteta de seu corpo poético, Maria Teresa Horta, em suas obras Minha Senhora de Mim (1971) e Mulheres de Abril (1977), constrói uma linguagem e uma estrutura poética de resgate e de reivindicação de liberdade. A partir disto, o presente artigo tem como objeto traçar a relação da figura da casa e o período da ditadura salazarista, seja pela reescrita de textos canônicos, subvertendo o espaço da mulher como escritora e expressando a repressão sofrida por seu gênero, ou pela intimidade representada em seus versos. Para buscar caminhos de compreensão desse objeto faremos uso da coletânea organizada por Jorge Fernandes de Silveira, Escrever a casa portuguesa (1999), que reflete sobre como a figuração da casa propõe uma representação textual da sociedade; da obra O Formato Mulher (2009) de Anna Klobucka, que aborda a autoria feminina na literatura portuguesa; e do ensaio da autora inglesa Virginia Woolf, Um Teto Todo Seu (1929), que trata das condições de escrita da mulher e a importância de um espaço próprio para o desenvolvimento intelectual.
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