Por uma noção de escuta a partir do legado saussuriano

Autores

  • Luiza Milano Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aline Stawinski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janaína Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca da noção de escuta no campo da linguística, a partir do legado de Ferdinand de Saussure. Para tanto, o percurso de leitura que ora empreendemos partirá da consideração dos conceitos de fala, falante/ouvinte e imagem acústica em três fontes distintas, o Curso de Linguística Geral, os Escritos de Linguística Geral e o manuscrito Phonétique. Nossa hipótese é a de que a escuta do aspecto fônico da língua não só subjaz à reflexão saussuriana como auxilia na interpretação da interdependência entre os conceitos de língua e fala.

Biografia do Autor

Luiza Milano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade.

Aline Stawinski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de inglês da rede municipal de Porto Alegre e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Janaína Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora de língua francesa e membro do Conselho de administração do Centre de la francophonie des Amériques (Québec).

Downloads

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Linguística