Livro didático e letramentos: um olhar para o futuro

Maria Letícia Naime–Muza, Marcos Antônio Rocha Baltar

Resumo


A política indutiva de produção, distribuição, adoção e uso do livro didático nas escolas brasileiras de educação básica (PNLD/MEC), como material didático-pedagógico para a organização das práticas de ensino de língua portuguesa tem provocado muitas questões que merecem ser debatidas nas escolas e na academia. Nesse sentido, o objetivo, deste estudo é verificar como está sendo desenvolvido o trabalho com os livros didáticos de língua portuguesa adotados nas escolas da Rede Pública Municipal de Educação de Florianópolis. Assim, como procedimento teórico-metodológico, enfatizamos a pesquisa-ação ao retomarmos os critérios recomendados pelo MEC em relação à escolha do livro didático no PNLD de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, os processos de escolha dos livros didáticos de língua portuguesa de 6º ao 9º ano das escolas  municipais de Florianópolis, a matriz curricular da área de linguagens e códigos da RME e os livros didáticos adotados nesta rede de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


BORGATTO, Ana; BERTIN, Terezinha e MARCHEZI, Vera. Tudo é linguagem. SP: Ática, 2009. 6º ao 9º anos.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2011: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico/2349-guia-pnld-2011 acesso em 12 mar. 2012.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

GERALDI, João Wanderley. (org.).O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999 [1981].

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

PENTEADO, Ana Elisa et al. Para Viver Juntos. 1ª edição. Revista. SP: SM, 2009. 6º ao 9º anos.

ROJO, Roxane e BATISTA, Antônio Augusto Gomes (orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

ROJO, Roxane. Gêneros de Discurso/Texto como objeto de ensino de línguas: um retorno ao trivium?. In: SIGNORINI, Inês. [Re]Discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i12p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional