O letramento literário no livro didático do Ensino Médio: uniformização da leitura, negação de leitores

Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira, Ester Maria de Figuereido Souza

Resumo


Este texto tem por objetivo verificar de que forma o letramento literário é exposto no Livro didático do Ensino Médio e basear-se-á em autores que discutem a concepção de gêneros do discurso, Bakhtin (1997), letramento, Soares (2009), letramento literário, Cosson (2006) e livro didático de língua portuguesa, Rojo e Batista (2003), Bunzen (2005). Para compor uma intersecção entre as bases teórico-metodológicas no livro didático “Português: linguagens” de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, da Editora Saraiva, Edição de 2010, 2º ano, será tomado como recorte da pesquisa a análise discursiva do conto de Machado de Assis “Missa do galo”, seguida das atividades que norteiam a leitura do texto literário. Este viés de leitura no livro didático do Ensino Médio constata a leitura literária delimitada em atividades de observação de estilos, sondagem estrutural e formas prontas, contundentes de excertos que indicam a que caminho cada leitor vai seguir para responder as questões solicitadas.

Texto completo:

PDF

Referências


A história de um livro didático. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/historia-livro-didatico-mec-pnld-532344.shtml. Acesso em: 26/08/2012.

BAKHTIN, M. M. Discurso na Vida e Discurso na Arte. Revista Zvezda, número 6. Tradução Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. Número 6, 1926.

_____________. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 2 ed. São Paulo, Martins Fontes, 1997.p. 277-326.

¬¬__________ (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1981.

BARBOSA, B. T. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-06.pdf. Acesso em 26/08/2012.

BATISTA, A. A. G. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In.: ABREU, M. Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: Mercado de letras, 1999. pp 529- 575.

BRASIL/MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BUNZEN, C.S. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. 2005. 169p. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Lingüística Aplicada - DLA - do Instituto de Estudos da Linguagem - IEL, Universidade Estadual de Campinas. São Paulo. 2005.

_________ Dinâmicas Discursivas na Aula de Português: os Usos do Livro Didático e Projetos Didáticos Autorais. 2009. 233p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Departamento de Lingüística Aplicada, no Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. São Paulo. 2009.

CEREJA, W. R. & MAGALHÃES, T. C. Português linguagens: vol. 2. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CHATIER, R. História da vida privada 3: da Renascença ao Século das Luzes. Tradução Hildegard Feist. São Paulo : Companhia das Letras, 2009.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed.1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.

DOMENES, M. F. M. Livro didático e gêneros do discurso: uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa na escola. Disponível em: http://legacy.unifacef.com.br/novo/gedi/gedi_2008/GEDI_2008_livro_didatico.pdf. Acesso em: 21/08/2012.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i12p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional