A Dimensão Pedagógica do Livro Didático em uma Sociedade Plural do Conhecimento

Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo, Eliana França Luquetti

Resumo


Este trabalho tem como objetivo evidenciar a dimensão pedagógica na utilização do livro didático impresso e eletrônico, após pesquisas bibliográficas e análise de algumas cartilhas e livros do Ensino Fundamental I da rede de ensino municipal, estadual e particular da cidade de Campos dos Goytacazes. A necessidade de se repensar o uso desses materiais se dá devido a uma série de fatores, como, o fato de que a transmissão e apropriação de conhecimentos, habilidades, valores que estão sendo adquiridos ao longo da trajetória estudantil, como formas culturais, conceitos, modos de pensar e agir na escola permanecem ainda reprodutores de ideologias e ideais das classes privilegiadas, negando assim as possíveis mudanças sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas que influenciam, cada vez mais, o processo de ensino aprendizagem nessa sociedade pluricultural.

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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i12p%25p

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