A discursividade do Livro Didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso complexo na Teoria Dialógica da Linguagem

Layane Dias Cavalcante Viana, Ester Maria de Figuereido Souza

Resumo


O estudo aborda o Livro Didático de Língua Portuguesa – LDP como um gênero do discurso complexo, um objeto histórico-cultural tramado pela intercalação de outros gêneros. Apropria-se do referencial da Teoria Dialógica da Linguagem - TDL, sobretudo do conceito de gênero do discurso (BAKHTIN, 2003). Para análise, selecionamos o livro didático Português: Linguagens dos autores Cereja e Magalhães (2003), indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM – BRASIL, 2005). No intuito de conformá-lo como um gênero do discurso complexo e plurilinguístico, evidenciamos duas categorias para a investigação: a intercalação de gêneros na composição do livro e o seu acabamento discursivo. Constatamos, por meio de movimentos discursivo-dialógicos, a presença de uma construção discursiva para o LDP, assentando a sua compreensão como um enunciado em gênero do discurso complexo.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: EDUNESP/ Hucitec, 1988.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A avaliação dos livros didáticos: para entender o programa nacional do livro didático (PNLD). In: ROJO, Roxane; BATISTA, Antonio Augusto Gomes (Orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2003. p. 25-67.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do livro didático para o Ensino Médio. Catálogo do Programa Nacional do livro para o Ensino Médio (Guia do livro didático PNLEM 2005). Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da educação, 2004.

BUNZEN, Clécio. Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de língua portuguesa. Estudos Linguísticos XXXIV. v. 1, p. 557 – 562, 2005b.

_____. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. 2005. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005a.

______. O livro didático de português como um gênero do discurso: implicações teóricas e metodológicas. In: I SILID (Simpósio Sobre o Livro Didático de Língua materna e estrangeira), 2008, Rio de Janeiro. Anais do I Simpósio sobre o livro didático de Língua materna e estrangeira. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. p. 1-16.

BUNZEN, Clécio; ROJO, Roxane. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p. 73 – 117.

CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. volume único. 1ª ed. São Paulo: Atual Editora, 2003.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin conceitos chaves. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MORSON, Gary Saul; EMERSON, Caryl. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística.

( Tradução: Antonio de Pádua Danesi), São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. 1 ed. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2009.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; VIANA, Layane Dias Cavalcante. Livro didático como gênero do discurso complexo. In: Anais do XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. v. 2, n. 2. Uberlândia: EDUFU. 2011.

VIANA, Layane Dias Cavalcante; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Currículo como gênero do discurso: convergências para o livro didático de língua portuguesa. In: Anais do IX Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB. 2011a.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i12p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional