Buenos Aires, 1945: realismo e mística na obra de Jorge Luis Borges

Gustavo Naves Franco

Resumo


O artigo propõe uma leitura da obra do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), com ênfase em sua produção literária no imediato pós-guerra, abordando especialmente o projeto e a execução do conto ‘El Aleph’. Neste sentido, é investigado o modo como circunstâncias associadas ao fim do conflito na Europa contribuem para a elucidação de aspectos realistas no pensamento e no ofício do escritor, até aquele momento expressos em sátiras e paródias das utopias políticas e estéticas gestadas durante a década de 1930, e a partir de então intercalados à retomada de uma poética de caráter místico na elaboração do relato. E, com o recurso ao objetivo declarado do projeto de articular os hábitos literários de Franz Kafka e Walt Whitman, bem como a referência implícita à Divina Comédia de Dante, busca-se demonstrar como a mobilização de uma forma cômica teve um importante papel na narrativa, ao favorecer a articulação entre o prosaico e o sublime na composição do texto, e com isso indicar um caminho possível para a reformulação das relações entre a arte e a vida na segunda metade do século.

Texto completo:

PDF

Referências


AFFRON, Matthew, and ANTLIFF, Mark (editors). Fascist Visions: art and ideology in France and Italy. Princeton: Princeton University Press, 1997.

AUERBACH, Eric. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2002 [1946].

BENJAMIN, W. “Teorias do fascismo alemão. Sobre a coletânea Guerra e Guerreiros, editada por Ernst Junger [1930]”. In: ____. Obras Escolhidas. Volume 1: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 61-72.

BERMAN, R. “Written Right across Their Faces: Leni Riefenstahl, Ernst Junger, and Fascist Modernism”. In: ____. Modern Culture and Critical Theory: art, politics, and the legacy of the Frankfurt School. Madison: The University of Winscosin Press, 1988, p. 99-117.

BLANCHOT, Maurice. “O infinito literário: ‘El Aleph’”. In: _____. O Livro por Vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005 [1959], p. 136-140.

BORGES, J. L. Obras Completas de Jorge Luis Borges. Vários tradutores. São Paulo: Globo, 1998, 4 vols.

_____. The Aleph and Other Stories 1933-1969. Together with commentaries and an autobiographical essay. Edited and Translated by N. T. di Giovanni in collaboration with the author. New York: E. P. Dulton & Co., 1970.

_____. Obras Completas. Buenos Aires: Emecé Editores, 2005, 4 vols.

_____. “ ‘The new adventures of Ellery Queen’, de Ellery Queen” [Sur, Buenos Aires, Año IX, n. 70, Julio de 1940]. In: ____. Borges en Sur 1931-1980. Buenos Aires: Emecé Editores, 1999, p. 232.

_____. “Agradecimiento a la Sociedad Argentina de Escritores”. [Sur, Buenos Aires, año XIV, n. 129, julio de 1945]. In: ____. Borges en Sur 1931-1980. Buenos Aires: Emecé Editores, 1999, p. 303-4.

_____. “De la alta ambición en el arte”. [Latitud, Buenos Aires, año 1, n. 1, febrero de 1945]. In: ____. Textos Recobrados 1931-1955. Buenos Aires: Emecé Editores, 2007, p. 344-5.

BURKE, Kenneth. “Social Comedy and Cosmic Mystery: ‘A Passage to India’, by E. M. Foster”. Language as Symbolic Action: essays on life, literature, and method. Berkeley: University of California Press, 1966.

CASARES, Adolfo Bioy. Borges. Edición al cuidado de Daniel Martino. Buenos Aires: Destino, 2006.

CHESTERTON, G. K. “The End of Armistice” [1936]. In: ____. Collected Works V: Family, Society, Politics. San Francisco: Ignatius Press, 1987.

COSTA, René de. El Humor en Borges. Madrid: Cátedra, 1999.

FIDDES, P. S. “The quest for a place which is ‘not-a-place’: the hiddenness of God and the presence of God”. In: p. DAVIES, Oliver, and TURNER, Denys. Silence and the World: negative theology and incarnation. New York: Cambridge University Press, 2002, p. 35-60.

GOLSAN, Richard J. (editor). Fascism, Aesthetics, and Culture. Hanover: University Press of New England, 1992.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. After 1945: latency as origin of the present. Stanford: Stanford University Press, 2013.

HELLER, Erich. Kafka. Trad. James Amado. São Paulo: Cultrix, Editora de Universidade de São Paulo, 1976.

HEWITT, Andrew. Fascist Modernism: Aesthetics, Politics, and the Avant-Garde. Stanford: Stanford University Press, 1993.

ORTEGA, Julio. “ ‘El Aleph’ y el lenguaje epifánico”. In: ____. ROWE, W., CANAPARO, C., LOUIS, A. Jorge Luis Borges. Intervenciones sobre Pensamiento y Literatura. Buenos Aires: Paidós, 2000, pp. 93-104.

KAPLAN, Alice Yaeger. Reproductions of Banality: fascism, literature, and French intellectual life. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1986.

KERMODE, Frank. The Sense of an Ending – studies in the theory of fiction. New York: Oxford University Press, 1967.

RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. Jorge Luis Borges: a literary biography. New York: E. P. Dutton & Co., 1978.

SAER, Juan José. “Borges francófobo” [1992]. In: ¬¬¬____. El Concepto de Ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 2004, 30-37.

SALAS, Horacio. Borges, una biografía. Buenos Aires: Emecé, 1994.

THIEM, Jon. “Borges, Dante and the poetics of total vision”. Comparative Literature, vol. 40, n. 2, 1988, p. 97-121.

VÁZQUEZ, María Esther. Jorge Luis Borges: esplendor e derrota. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Record, 1999 [1996].

WAIZBORT, Leopoldo. A Passagem do Três ao Um: crítica literária, sociologia, filologia. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

WILLIAMSON, Edwin. Borges: una vida. Trad. Elvio E. Gandolfo. Buenos Aires: Seix Barral, 2006.

WITT, Mary Ann Frese. The Search for Modern Tragedy: aesthetic fascism in Italy and France. Ithaca: Cornell University Press, 2001.

WOODALL, James. Jorge Luis Borges: o homem no espelho do livro. Trad. Fabio Fernandes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999 [1996].




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i12p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional