O método de análise de textos desenvolvido pelo Interacionismo Sociodiscursivo

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o método de análise de texto proposto por Bronckart, publicado na obra “Activité langagière, textes et discours” (1997), traduzida para o português em 1999, com o título “Atividade de linguagem, textos e discursos”. O objetivo do método é proporcionar que as unidades e as estruturas próprias dos tipos de textos/discursos sejam detectadas e quantificadas, a fim de que seja possível a construção de modelos da estrutura e do funcionamento dos diferentes e diversos textos/discursos. Como exemplo da aplicação do método de análise de textos, expomos os resultados de uma investigação realizada sobre o gênero redação do ENEM. Os resultados revelaram que o método é uma ferramenta que proporciona que se tenha conhecimento aprofundado de um gênero, sobretudo, quando o interesse é conhecer as especificidades do gênero, a fim de que ele seja tomado como objeto de ensino.

Palavras-chave: Gêneros textuais; Interacionismo Sociodiscursivo; Método de análise de texto.

 

Abstract: This article aims to present the text analysis method proposed by Bronckart, published in the book "Activité langagière, textes et discours" (1997) and translated into Portuguese in 1999 under the title "Atividade de linguagem, textos e discursos ". The objective of the method is to make it possible that the units and the peculiar structures of the types of texts/discourses be detected and quantified in order to enable the construction of structure models and the functioning of different and varied texts/discourses.  As an example of the application of the text analysis method, the results of a research on the genre composition of the ENEM examination are presented. The results have revealed that the method is a tool which enables one to acquire a deeper knowledge on a given genre, particularly when the goal consists in learning about the specificities of the genre, so as to be viewed as an object of teaching.

Keywords: Text Genres; Socio-discursive Interactionism; Method of text analysis.

 


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i14p313-334

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