A produção textual sob a perspectiva do ISD: a reescrita em foco

Alessandra Magda de Miranda, Mônica Mano Trindade Ferraz

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o processo de produção textual em sala de aula, a partir dos pressupostos teórico-epistemológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Para tal, apresentamos o resultado da execução de uma Sequência Didática (SD) de estudo do gênero artigo de opinião, elaborada conforme a proposta de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) e realizada com turmas do Ensino Médio. Como objeto de análise, delimitamos, dentre as etapas previstas no processo de produção, o momento da reescrita, tomando como corpus um dos textos elaborados. Considerando os módulos constituintes da SD, focamos o estudo dos recursos de coesão nominal, a partir da observação das relações semântico-lexicais como elementos de coesão textual, um dos mecanismos de textualização, que corresponde à segunda camada do folheado textual, conforme a proposta de Bronckart (2009).

Palavras chave: Ensino, texto, reescrita.

 

Abstract: This article aims to discuss the process of textual production in the classroom, based on Socio-discursive interactionism [SDI] theoretical and epistemological framework. As such, the results of the use of a Didactic Sequence (DS) focussing on the genre argumentative text are presented. The didactic sequence was developed in agreement with the model proposed by Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) and was used with High School students. In agreement with the phases of the production process, the phase of rewriting was selected as object of analysis. One of the produced texts constitutes our corpus. Taking into account the modules which constitute a DS and based on the observation of the semantic-lexical relations as elements of textual cohesion, we have focussed on the analysis of nominal cohesion resources; one of the mechanisms of textualization, which corresponds to the second layer of textual architecture as proposed by Bronckart (2009).

Keywords: Teaching, text, rewriting.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. (Série Aula; 1)

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, texto e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. 2ed., 1 reimp. São Paulo: EDUC, 2009.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Trad. Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio [et. Al]. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2006. (Série Ideias sobre Linguagem)

DOLZ, J; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. [et.al]. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p. 81- 108. (Coleção As Faces da Linguística Aplicada)

GERALDI, J.W. Da redação à produção de textos. In: CHIAPPINI, L. (Coord. Geral). Aprender e ensinar com textos. 6ed. – São Paulo: Cortez, 2004. p. 17-24.

MALAQUIAS, A.S.; PEREIRA, R.C.M. O estatuto da reescrita no LD e suas implicações na prática docente. IN: PEREIRA, R. C. M (Org.). Nas trilhas do ISD: Práticas de ensino-aprendizagem da escrita. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012. p. 73-109. (Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 17)

PEREIRA, R. C. M. Práticas de escrita e reescrita na sala de aula: desafios para alunos e professores. In: ______ (org). Ações de linguagem: da formação continuada à sala de aula. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2010. p.172-195.

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i14p144-166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional