A produção textual sob a perspectiva do ISD: a reescrita em foco

Autores

  • Alessandra Magda de Miranda Universidade Federal da Paraíba
  • Mônica Mano Trindade Ferraz Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o processo de produção textual em sala de aula, a partir dos pressupostos teórico-epistemológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Para tal, apresentamos o resultado da execução de uma Sequência Didática (SD) de estudo do gênero artigo de opinião, elaborada conforme a proposta de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) e realizada com turmas do Ensino Médio. Como objeto de análise, delimitamos, dentre as etapas previstas no processo de produção, o momento da reescrita, tomando como corpus um dos textos elaborados. Considerando os módulos constituintes da SD, focamos o estudo dos recursos de coesão nominal, a partir da observação das relações semântico-lexicais como elementos de coesão textual, um dos mecanismos de textualização, que corresponde à segunda camada do folheado textual, conforme a proposta de Bronckart (2009).

Palavras chave: Ensino, texto, reescrita.

 

Abstract: This article aims to discuss the process of textual production in the classroom, based on Socio-discursive interactionism [SDI] theoretical and epistemological framework. As such, the results of the use of a Didactic Sequence (DS) focussing on the genre argumentative text are presented. The didactic sequence was developed in agreement with the model proposed by Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) and was used with High School students. In agreement with the phases of the production process, the phase of rewriting was selected as object of analysis. One of the produced texts constitutes our corpus. Taking into account the modules which constitute a DS and based on the observation of the semantic-lexical relations as elements of textual cohesion, we have focussed on the analysis of nominal cohesion resources; one of the mechanisms of textualization, which corresponds to the second layer of textual architecture as proposed by Bronckart (2009).

Keywords: Teaching, text, rewriting.

 

Biografia do Autor

Alessandra Magda de Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Linguística, pelo Programa de Pós-graduação em Linguística, da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Graduada em Letras - habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, argumentação e ensino de Língua Portuguesa. Foi bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) de maio de 2010 a dezembro de 2011. Atualmente, é professora da rede estadual de ensino do Estado da Paraíba, desde março de 2012.

Mônica Mano Trindade Ferraz, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística, professora na Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Linguística (PROLING). Desenvolve pesquisa e orienta projetos nas Áreas de Semântica e Linguística Aplicada, com foco nas contribuições da Semântica para o ensino.

Referências

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Publicado

2015-03-05

Edição

Seção

Linguística