O modelo didático do gênero comentário jornalístico radiofônico

Carla Messias Ribeiro Silva

Resumo


Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo didático para o gênero comentário jornalístico radiofônico, elaborado por meio da análise de exemplares desse gênero sob a base teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado que visou à identificação das características do gênero em questão com fins didáticos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento das capacidades de linguagem em alunos do ensino fundamental do 8° e 9º anos que faziam parte de uma proposta de projeto de rádio escolar desenvolvida em uma escola pública do estado de Mato Grosso.

Palavras-chave: modelo didático, comentário jornalístico, capacidades de linguagem.

 

Abstract: This article aims to present a didactic model for the textual genre radio journalistic comment, developed through the analysis of samples of this genre based on the socio-discursive interactionism theoretical-methodological framework. This work is the result of a master's research which aimed to identify the characteristics of the genre in question for teaching purposes, with a view to encourage the development of 8th and 9th grade students´ language capacities. The students were part of a proposal for a school radio project developed in a public school in Mato Grosso State.

Keywords: didactic model, journalistic comment, language capacities.


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i14p120-143

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