O gênero grande reportagem: uma análise possibilitada pelo diálogo entre o ISD e aportes teóricos dos textos orais

Juliana Bacan Zani, Luzia Bueno

Resumo


O presente artigo visa apresentar parte dos resultados de uma pesquisa, sobre o gênero grande reportagem, na qual se propôs um diálogo entre o ISD e teóricos brasileiros que se debruçaram sobre os textos orais. Para isso, tomou-se o ISD como aporte teórico central, mas estabeleceu-se uma interlocução com as discussões sobre textos orais e suas características de Ingedore Koch, da Linguística Textual, e de Luís Antonio Marcuschi, da Análise da Conversação.

Palavras-chave: gêneros orais – gênero grande reportagem – interacionismo sociodiscursivo


Texto completo:

PDF

Referências


CARLOS, Manoel. Horário Nobre. Veja Rio, 2012. Acesso em: 10/07/2013. Disponível: http://vejario.abril.com.br/blog/manoel-carlos/cronica-da-semana/horario-nobre.

CARVALHO, Alexandre [et al.]. Reportagem na TV: como fazer, como produzir, como editar. São Paulo: Contexto, 2010.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2ª ed. Trad. Anna Rachel Machado. São Paulo, Educ, 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10 ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2012.

JESPERS, Jean-Jaques, Jornalismo televisivo. Coimbra: Minerva, 1998.

MACHADO, Anna Rachel; GUIMARÃES, Ana Maria Mattos. O Interacionismo sociodiscursivo no Brasil. In: Abreu-Tardelli, Lília Santos; Cristovão, Vera Lúcia Lopes. (orgs). O ensino e a aprendizagem dos gêneros. Campinas: Mercado de Letras, 2009b.

MACHADO, Anna Rachel. Uma Experiência de Assessoria Docente e de Elaboração de Material Didático para o Ensino de Produção de Textos na Universidade. DELTA, Vol. 16, n. 1, p.1-26, 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

ZANI, Juliana Bacan. O Ensino da linguagem Oral: para uma modelização do gênero jornalístico “Grande Reportagem”. Universidade São Francisco, Dissertação de mestrado, Itatiba, 2013.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i13p626-638

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional