La difusión de la lengua española en Brasil: de los primeros pasos a su inclusión en el Enem
Resumo
Resumen: Este artículo objetiva presentar, de modo sintetizado, el escenario de la enseñanza de la lengua española en Brasil, organizado en cuatro partes: los primeros registros de la enseñanza del referido idioma, la aprobación de la Ley 11.161/05, la publicación de las Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Conhecimentos de Espanhol y la inserción del español en el Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esa visión panorámica puede facilitar la comprensión no solo de la trayectoria del español en nuestro país, sino también de las posibles razones que motivaron la inclusión de ese idioma en un examen de extensión nacional.
Palabras-clave: Español, Ley 11.161, Enem.
Abstract: The aim of this paper is to succinctly present the scenario of Spanish teaching in Brazil. It is organized in four parts: The first records of the teaching of Spanish in the country; the adoption of the law 11,161 of 2005; the publication of Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Conhecimentos de espanhol; and the addition of Spanish questions in the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). This overview can facilitate the understanding of not only the history of Spanish language within Brazil, but also the possible reasons which motivated the inclusion of this language in the national standardized test.
Key words: Spanish, Law 11,161, Enem.
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P.; DONNINI, L.; ERES FERNÁNDEZ, I. G. Inglês e Espanhol no Enem 2010: análise das provas e reflexões sobre seus possíveis desdobramentos. Brasília: Sociedade de Lingüística Aplicada, 2010.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006.
CELADA, M.T. e GONZÁLEZ, N.M. El español en Brasil: un intento de captar el orden de la experiencia. In: SEDYCIAS, J. (Org.). O ensino de espanhol no Brasil: passado, presente, futura. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 71-96.
CELADA, M.T. e RODRIGUES, F. dos S. C. El español en Brasil: actualidad y memoria. ARI, nº 31, 2005. CHAGAS, V. Didática especial de línguas modernas. 3.ed. revista. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
COSTA, E. G. de M.; RODRIGUES, F. C. e FREITAS, L. M A. de. Implantação do Espanhol na escola brasileira: polêmica e desafios. Linguasagem. Set./out. 2009.
DURÁN, J. M.; FREITAS, L. M. A. de; BARRETO, T. de A. El español en Brasil: pasado, presente y futuro. Boletín de ASELE, nº 34, mayo, 2006. p. 41-50.
ERES FERNÁNDEZ, I. G. M. La producción de materiales didácticos de español lengua extranjera en Brasil. Anuario brasileño de estudios hispánicos. Suplemento. El hispanismo en Brasil. Consejería de Educación y Ciencia en Brasil. Brasília: Embajada de España, 2000, p. 59-80.
FARIA, S. Hadad defende novas formas de acesso ao ensino superior. Disponible en: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7326>. Accedido el: 3 nov. 2010.
GONZÁLEZ, N. M. A lei 11.161, as Orientações Curriculares e as políticas públicas de formação de professores: a história de um descompasso entre o dizer eo fazer. V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2008, Belo Horizonte. Anais - V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2008. p. 3175-3188.
KANASHIRO, D. S. K. As linhas e as entrelinhas: um estudo das questões de língua espanhola no Enem. 2012. 240p. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2012.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. e CARVALHO, J. C. B. de. O desempenho de alunos dos Cursos Pré-vestibulares Comunitários no ENEM 2006: análise de um possível impacto da capacitação de professores. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 56, p. 373-392, jul/set.2007.
MARTÍNEZ CACHERO-LASECA, A. La enseñanza del español en el sistema educativo. Brasília: Thesaurus, 2008.
MORENO FERNÁNDEZ, F. El español en Brasil. In: SEDYCIAS, J. (Org.). O ensino de espanhol no Brasil: passado, presente, futura. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 14-34.
PICANÇO, C. de L. História, memória e ensino de espanhol (1942-1990). Curitiba, PR: Editora UFPR, 2003.
SANTOS, J. J. dos. Dimensões da qualidade educativa dos centros de estudos de línguas do Estado de São Paulo (CEL-SP): subsídios à implantação do ensino de espanhol nas escolas públicas paulistas. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.