Anotações sobre o uso da literatura no ensino da língua espanhola

Darío Gómez Sánchez

Resumo


Resumo: Com relação ao ensino do espanhol no Brasil dois assuntos chamam particularmente minha atenção: o pouco aproveitamento didático que se faz das semelhanças formais entre o espanhol e o português e, especialmente, a reduzida implementação de textos literários nos cursos de segunda língua, reproduzindo assim uma improcedente –ainda que frequente – separação entre o ensino da língua e o estudo da literatura. As seguintes linhas conformam um conjunto de anotações fundamentadas em algumas leituras prévias e, principalmente, na minha prática como professor de língua espanhola no contexto brasileiro.

Palavras-chave: ensino do espanhol; semelhanças formais espanhol- português; ensino língua; estudo da literatura.

 

Abstract: With respect to the teaching of Spanish in Brazil two issues particularly called my attention: the reduced didactic use made ​​of the formal similarities between Spanish and Portuguese, and especially the limited deployment of literary texts in a second language courses, so a reproducing unfounded -though frequent - separation between language teaching and study of literature. The following lines comprise a set of annotations based on some previous readings, and especially in my practice as a teacher of Spanish in the Brazilian context.

Keywords: spanish teaching; formal similarities spanish-portuguese; language teaching; literary studies.


Texto completo:

PDF

Referências


CÂMARA, JR., Joaquim Mattoso. Princípios de linguística geral. Rio de Janeiro: Padrão, 1977.

CORCHS, Margaret: O uso de textos literários no ensino de língua inglesa. Dissertação de mestrado em Linguística aplicada, UECE, 2006. Disponível em: http://www.uece.br/posla/dmdocuments/MargaretCorchs.pdf

LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In: Ufrgs, Bohn, H(org.): Tópicos em Linguística Aplicada. Florianópolis: UFSC, 1988.

MOTA, Fernanda: “Literatura e(m) ensino de língua estrangeira” In: Folio. Revista de Letras. Vol 2. n.1 Jan./Jun. 2010. ps. 101-11.

MOTA, Kátia; SCHEYERL, Denise (Org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras.Salvador: EDUFBA, 2004. p. 73-104.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i10p133-146

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional