Responsividade e Discursos Envolventes: observando o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa

Antônio Carlos Santos de Lima, Rita Souto Maior

Resumo


Resumo: Nosso objetivo é discutir as noções de Responsividade e de Discurso Envolvente como elementos que subjazem às reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa, constituído em práticas significativas na vida dos sujeitos no processo de aprendizagem. Com exemplos de experiências (Língua Portuguesa no Curso Normal e Leitura e Produção em Língua Portuguesa em projetos com Comunidades da cidade de Maceió), problematizamos os significados trazidos pelos sujeitos nesses contextos em momentos de leitura. Percebemos que as tensões provocadas pelas relações dialógicas proporcionam o desenvolvimento da alteridade do sujeito, sejam elas provenientes das ações do cotidiano de instantes interacionais, sejam de ações discursivas, vivenciadas pelo trabalho de compreensão de textos em sala de aula.


Palavras-chave: Responsividade, Discurso Envolvente, Língua Portuguesa, Ensino e Aprendizagem.


Abstract: The aim of this paper is to discuss some notions of Responsivity and involving speech as undergone elements concerning to reflections about Portuguese language learning, which is constituted of meaningful practices from the learning process actors’ lives. Using examples of experiences (Portuguese language in Teachers Formation Course and Reading and production in projects within communities in the city of Maceió some meanings brought from these actors in their context in the moments of reading activity were problematized. We have realized that tensions provocated by dialogical relations promote the development of subject’s otherness and they may come either from the actions of daily exchange or from discursive actions experienced in exercises of text comprehension in the classroom.


Key words: Responsivity, Involving Speech, Portuguese Language, Teaching and Learning.


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i09p%25p

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