“Ao respeitável público”: cenas enunciativas na historicidade de anúncios sobre a teatralidade circense em Fortaleza

Hildenize Andrade Laurindo

Resumo


Resumo: Este artigo investiga anúncios de espetáculos da teatralidade circense na Fortaleza dos séculos XIX, XX e início do século XXI. O objetivo é apreender as mudanças e permanências no gênero instituídas por suas cenas de enunciação. Adotam-se pressupostos da Análise do Discurso, partindo das reflexões de Maingueneau sobre gêneros e cenas de enunciação e de Charaudeau sobre o discurso propagandístico. Dialoga-se também com a noção de tradição discursiva, desenvolvida a partir de ideias coserianas. Anúncios do século XIX se constroem em torno de um ethos de respeitabilidade; do século XX, em torno de um ethos de superioridade. No século XXI, esse ethos ainda permanece, e os limites entre os discursos publicitário e jornalístico se atenuam.


Palavras-chave: Anúncio, tradição discursiva, cenas enunciativas.



Abstract: This paper analyzes advertisements about circensian theatricality in Fortaleza of the nineteenth, twentieth and early twenty-first century. Its goal is to understand the changes and continuities in genre that are implied by the enunciative scenes. Assumptions are adopted from the Discourse Analysis, based on Maingueneau’s reflections about genres and enunciative scenes, as well as Charaudeau’s about propaganda genre. It also converses with the notion of discursive traditions, developed from Coseriu’s ideas. Ads of the nineteenth century built around an ethos of respectability. Ads of the twentieth century built around an ethos of superiority. In the twenty-first century, this ethos still remains, and the boundaries between advertising and journalistic discourses soften.


Key words: Advertisement, discursive tradition, enunciative scenes.

 

 


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i09p%25p

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