A Comodificação Discursiva nas Redes Sociais

Vicente de Lima-Neto, Kennedy Cabral Nobre

Resumo


Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar como práticas de linguagem em sites de redes sociais são influenciadas pelo discurso publicitário, ratificando o posicionamento de Fairclough (1989; 1992; 2003) e Chouliaraki & Fairclough (1999) de que as mudanças socioculturais ocorridas na pós-modernidade são especialmente de ordem econômica, alargando-se as ordens políticas, sociais e culturais. Utilizando-nos do aparato teórico da Análise Crítica do Discurso, valemo-nos da análise empírica de algumas práticas de linguagem efetuadas em redes sociais diversas (Orkut, Facebook, Twitter), demonstrando sua constituição eminentemente híbrida ao trazer o discurso publicitário camuflado em estilos e padrões genéricos que se materializam nessa forma de interação. Os dados sinalizam para uma hipótese segundo a qual a atual tendência de misturas de elementos da ordem de discurso publicitária à ordem de discurso cotidiana propiciada pelas redes sociais é reflexo da tendência à comodificação discursiva apontada pelos estudos críticos do discurso.

Palavras-chave: Comodificação discursiva, hegemonia, discurso promocional.



Abstract: This paper aims to show how language practices in social networking sites are influenced by advertising discourse, confirming the position of Fairclough (1989, 1992, 2003) and Chouliaraki & Fairclough (1999) that socio-cultural changes occurring in post-modernity are specially from economic order, widening the political, social and cultural orders. Based on Critical Discourse Analysis, we used the empirical analysis of some language practices carried out in various social networks (Orkut, Facebook, Twitter), demonstrating its eminently  hybrid  constitution  to bring the  advertising discourse masked in styles and genres patterns that themselves materialize in this  interaction form. The data point to an assumption that the current trend of mixed elements of the advertising  discourse to societal discourse afforded by social networks is a reflection of the tendency to discoursive commodify pointed out by critical discourse studies.

Keywords: Discursive commodity, hegemony, advertising discourse.


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i09p%25p

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