BIBLIOTECA E AFETIVIDADE: REFLEXOS DE AÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
Mots-clés :
Afetividade, Bibliotecário, Ações culturais, Pedagogia do afeto, Competência educacionalRésumé
Apresenta discussões sobre os conhecimentos requeridos de um profissional da informação, ressaltando a importância de competências de caráter educacional nas habilidades do bibliotecário. Expõe o papel importante do corpo de profissionais da informação no processo transformativo dos usuários da Biblioteca, fundamentando-se na aplicação da pedagogia do afeto em relatos do projeto ‘Biblioteca escolar como espaço de afeto acadêmico’, realizado na Biblioteca do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utiliza a pedagogia do afeto em discursos, atitudes e execução de atividades como fator para quebra de paradigmas dentro do ambiente escolar e estreitamento de laços entre toda a comunidade do ambiente escolar. Aponta a necessidade de preocupação do profissional da informação com o caráter investigativo, humanístico e social, transformando-se em agente transformador dentro da Unidade de Informação a fim de dialogar com o corpo de usuários e proporcionar crescimento coletivo da comunidade escolar e acadêmica. Prioriza a importância das experiências de troca entre usuários e profissionais e os reflexos que tais ações possuem na construção social dos cidadãos. Expõe contribuições do afeto acadêmico em todos os indivíduos do ambiente escolar e acadêmico. Sugere aplicações de dinâmicas e ações culturais para estudos futuros embasados nos reflexos do término do projeto na Biblioteca do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
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