Blogosfera como rede social: análise da interatividade dos blogs de Alagoas
Parole chiave:
Prêmio de Blogs - Alagoas, Blogosfera Alagoana, Redes Sociais.Abstract
Discute o blog como uma fonte de informação e como canal de disseminação da informação no ciberespaço e a blogosfera como rede social. A partir de teóricos da Ciência da Informação e da Biblioteconomia discorre sobre os conceitos, tipologias, características e importância desses gêneros comunicacionais emergentes. Apresenta os resultados de um estudo exploratório realizado com base na análise de redes sociais (ARS) em uma amostra de 140 blogs alagoanos. Descreve a interatividade dos atores, o gênero predominante, as relações de centralidade (entrada/saída) de links nos blogs dessa rede e sua classificação de tipologia. Foi utilizado o Social Network Analysis Software (UCINET) para obtenção dos resultados analisados na rede social da blogosfera alagoana. Apurou-se que mais da metade dos participantes da rede analisada interage entre os pares (79 atores). Foram identificados 78 blogueiros, 42 blogueiras e 20 blogs coletivos. Em relação ao maior tempo de existência na blogosfera alagoana, os blogueiros estão em maior número, mas quando analisa-se a questão da interatividade as blogueiras mantém blogs mais interativos, e os blogs coletivos se apresentam como novidade recente. Conclui-se que a blogosfera é cíclica e contínua, alterando-se de acordo com os acontecimentos sejam eles globais, nacionais, regionais, locais e até mesmo pessoais.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam na INForme:- Mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.