Folksonomia: um estudo da linguagem de indexação adotada pelo Flickr
Parole chiave:
Representação da Informação e do Conhecimento. Internet. Web 2.0. Folksonomia. Tags.Abstract
O surgimento de novas ferramentas decorrente da necessidade de alcançar outro patamar no âmbito da produção, tratamento, recuperação, disponibilização e uso da informação tornaram-se eminente. A internet surge como meio de comunicação onde esses processos se encontram presente. Sendo um dos aspectos impactante, o indivíduo passa a ser visto como potencial produtor de uma grande gama de informações. Uma das contribuições significativas nesse processo foi à inserção da classificação livre de conteúdos por etiquetas, criando assim um novo cenário onde Taxonomias perdem espaço para Folksonomias. O Flickr é um exemplo da inserção das classificações colaborativas em seus serviços. A presente pesquisa foi desenvolvida tendo por objetivo buscar entender características decorrentes da utilização da Folksonomia no Flickr. Foram definidos alguns termos com características peculiares que vieram a tornar possível diagnosticar aspectos ligados a utilização da ferramenta. Após a escolha dos termos e frente às diversas formas de busca disponibilizadas pelo Flickr ficaram definidos como foco da pesquisa os métodos de busca categorias foto, upload de todos e texto completo e categoria fotos, upload de todos e tags. Assim, foi possível avaliar a colaboração dos usuários na classificação de conteúdos como um aspecto determinante no desenvolvimento dos serviços oferecidos no contexto virtual.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam na INForme:- Mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.