Linked Open Data e sustentabilidade de acervos digitais de patrimônios culturais

Débora Marroco Ninin, Ana Carolina Simionato

Resumo


Os patrimônios culturais estão presentes em diversas instituições e prover o acesso ao seu conteúdo é extremamente necessário para a preservação de acervos digitais. Ao mesmo tempo, o gerenciamento de todas as atividades relativas à representação e acesso ao patrimônio cultural configuram-se como ações voltadas à sustentabilidade de conteúdos e serviços prestados por essas instituições culturais. Por essa razão, esse trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório na literatura científica nacional e internacional em que se buscou responder à questão: quais os desafios e possibilidades nas atividades de representação, organização e acesso de patrimônios culturais diante da popularização das TICs? Destacou-se o uso dos padrões de metadados para a descrição de recursos informacionais, os projetos internacionais de inclusão de dados de patrimônios culturais na iniciativa Linking Open Data, e a importância que os websites e a disponibilização de conteúdos digitais possuem para prover o acesso a esses patrimônios. Adentrou-se brevemente nas discussões sobre sustentabilidade e gestão do patrimônio cultural, pois se concluiu que todas essas atividades e iniciativas possuem como objetivo implícito a preservação e o uso futuro dos conteúdos relativos ao patrimônio cultural.

Palavras-chave


Organização e representação; Patrimônio cultural; Sustentabilidade; Linked Open Data; Tecnologias de informação e comunicação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista IRIS  -  Informação, Memória e Tecnologia (ISSN: 2318-4183) é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Based on a work at www.periodicos.ufpe.brPermissions beyond the scope of this license may be available at https://periodicos.ufpe.br/revistas/IRIS/index.