Linked Open Data e sustentabilidade de acervos digitais de patrimônios culturais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2318-4183.2017.236190Palabras clave:
Organização e representação, Patrimônio cultural, Sustentabilidade, Linked Open Data, Tecnologias de informação e comunicação.Resumen
Os patrimônios culturais estão presentes em diversas instituições e prover o acesso ao seu conteúdo é extremamente necessário para a preservação de acervos digitais. Ao mesmo tempo, o gerenciamento de todas as atividades relativas à representação e acesso ao patrimônio cultural configuram-se como ações voltadas à sustentabilidade de conteúdos e serviços prestados por essas instituições culturais. Por essa razão, esse trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório na literatura científica nacional e internacional em que se buscou responder à questão: quais os desafios e possibilidades nas atividades de representação, organização e acesso de patrimônios culturais diante da popularização das TICs? Destacou-se o uso dos padrões de metadados para a descrição de recursos informacionais, os projetos internacionais de inclusão de dados de patrimônios culturais na iniciativa Linking Open Data, e a importância que os websites e a disponibilização de conteúdos digitais possuem para prover o acesso a esses patrimônios. Adentrou-se brevemente nas discussões sobre sustentabilidade e gestão do patrimônio cultural, pois se concluiu que todas essas atividades e iniciativas possuem como objetivo implícito a preservação e o uso futuro dos conteúdos relativos ao patrimônio cultural.Descargas
Publicado
2018-04-24
Número
Sección
Artigos
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).