A gestão documental no Arquivo Público Municipal de Cariacica, Espírito Santo: novos rumos para um velho dilema

Maira Cristina Grigoleto, Marcelo Calderari Miguel, Benedito José Simão

Resumo


Introdução: o Arquivo público tem papel especial em gestões municipais, tendo em vista a sua importância para a prestação de serviços aos cidadãos e para a tomada de decisão pelos gestores municipais. Objetivo: analisar sob o prisma da gestão documental a realidade arquivística em um contexto municipal. Metodologia: situa uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, por meio de levantamento bibliográfico, em que se encontra a disparidade entre a gestão atual e a gestão real, baseada no referencial teórico. Resultados: após analisar todos os dados coletados pelos diferentes instrumentos adotados sobre o Arquivo municipal de Cariacica, pode-se dizer que o Arquivo encontra-se com inúmeros problemas, e sua situação é parecida com as encontradas em outras prefeituras, conforme os estudos consultados para a elaboração desta pesquisa Conclusões: considera-se que ainda há muito a ser feito para aprimorar a gestão de documentos na área municipal, devido principalmente a falta de recursos humanos, tecnológicos e financeiros.

 


Palavras-chave


Arquivo Público Municipal; Fundo Documental; Gestão Documental; Tabela de Temporalidade.

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