Normas de Descrição Arquivística: Uma análise comparativa no âmbito do conteúdo e contexto
DOI:
https://doi.org/10.51359/2318-4183.2017.236187Palavras-chave:
Descrição Arquivística. Normalização. Conteúdo. Contexto.Resumo
Tem-se a descrição arquivística como função elementar no processo de organização e recuperação de documentos de arquivo. Trata do processo de padronização da descrição e da contribuição da normalização para a recuperação de documentos de arquivo. Apresenta os processos que levaram à normalização e aos respectivos Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística (INDA) internacionais e nacionais. Enfatiza a importância de conteúdo e contexto serem contemplados em sua estrutura. Analisa os campos de “Identificação”, “Contexto” e “Conteúdo” em INDA com o objetivo de identificar como são percebidos dois preceitos fundamentais para descrição a análise e síntese realizada nos campos de contexto e conteúdo dos respectivos. Fundamenta como o contexto e conteúdo são contemplados nos INDA e tece considerações conceituais acerca da análise. Contribui para a compreensão da padronização e consolidação das questões de contexto e conteúdo no processo de Representação Arquivística.Downloads
Publicado
2018-04-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).