Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os trabalhos devem ter, no máximo, 30 páginas, incluindo as referências, apêndices e anexos, em formato Word for Windows.
  • O Texto principal utiliza Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Justificado, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois parágrafo 10; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Submissões.
  • Os artigos submetidos à revista devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Independentemente do idioma principal do manuscrito, é obrigatório que o resumo seja apresentado nos três idiomas (português, inglês e espanhol), acompanhado das respectivas palavras-chave em cada língua.
    O resumo deve conter até 250 palavras cada um, seguidos de 3 a 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula - ;). Priorizar o uso dos Descritores em Ciências da saúde (DECS) https://decs.bvsalud.org/
  • As referências devem ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas à margem esquerda e com espaçamento simples entre linhas. Utilize a fonte Times New Roman, tamanho 11 e mantenha espaçamento 1,5 entre as referências. Todos os documentos citados no texto devem constar nas referências, e vice-versa.
  • Baixe o Template da Revista e faça a submissão do artigo já no modelo disponibilizado.
  • No momento da submissão, o arquivo contendo o manuscrito deve ser ennviado sem qualquer identificação de autoria no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, conforme as normas do processo de avaliação por pares duplo-cega.
  • No momento da submissão do arquivo principal, contendo o manuscrito, os autores devem anexar, em arquivo separado, a página de título, contendo:
    Título do artigo;
    Nome completo de todos os autores;
    Filiação institucional;
    Número do ORCID de cada autor.
    O não cumprimento dessas orientações resultará na devolução da submissão para adequações.
  • No momento da submissão, os autores devem anexar, em arquivo separado, a declaração de concordância com os Direitos Autorais da Revista.

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Os trabalhos devem ser originais e inéditos e não submetidos a outra avaliação simultânea. Devem ter, no máximo, 30 páginas, incluindo as referências, apêndices e anexos, em formato Word for Windows. Não deve haver identificação da autoria do trabalho no arquivo nem em opções das propriedades do arquivo, garantindo o critério de anonimato.
  • Os artigos submetidos à revista devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Independentemente do idioma principal do manuscrito, é obrigatório que o resumo seja apresentado nos três idiomas (português, inglês e espanhol), acompanhado das respectivas palavras-chave em cada língua.
  • O resumo deve apresentar, no máximo, 250 palavras cada um, seguidos de 3 a 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula - ;). Priorizar o uso dos Descritores em Ciências da saúde (DECS) https://decs.bvsalud.org/
  • A formatação dos artigos deve obedecer às normas da ABNT vigentes, especialmente no que se refere a citações, referências, estrutura textual e apresentação gráfica. Baixe o Template da Revistae faça a submissão do artigo já no modelo disponibilizado.
  • A página de título deve seguir o modelo disponibilizado no Template a seguir: Página de Título.
  • Baixe o Template da Declaração de Direitos Autorais a submeta corretamente preenchida e assinada. no sistema de submissão da Revista.

A Revista Pesquisa e Inovações em Ciências da Vida reserva-se o direito de alterar os originais, no sentido de adequá-los às normas adotadas por esse padrão editorial.

Instruções para a Formatação do Artigo

Baixe o Template da Revista Pesquisa e Inovações em Ciências da Vida e faça a submissão do artigo conforme modelo disponibilizado.

Baixe o Template da Página de Título e adicione as informações solicitadas de todos os autores.

Baixe o Template da Template da Declaração de Direitos Autoraispreencha e submeta em arquivo separado no momento da submissão.

Aspectos Éticos

A revista segue as recomendações de documentos oficiais, como as diretrizes sobre Ética e Integridade na Prática Científica, definidas em relatório elaborado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como as principais recomendações internacionais para editores e autores sugeridas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). 

  • Ética na pesquisa com seres humanos

Em caso de pesquisa com seres humanos, o manuscrito deve indicar explicitamente, no texto, o nome do Comitê de Ética (CEP) que aprovou a pesquisa e o número do parecer ou CAAE. 

  • Ética em pesquisas com animais

Para estudos com animais, os autores devem  indicar explicitamente a aprovação da pesquisa por uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) que aprovou a pesquisa e o número do parecer. 

Aspectos de uso de inteligência artificial

A Revista Pesquisa e Inovações em Ciências da Vida, comprometida com a integridade científica, a ética em pesquisa e a transparência na produção do conhecimento, estabelece as seguintes diretrizes sobre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no processo de elaboração e submissão de manuscritos:

  1. Uso Responsável de Ferramentas de IA: É permitido o uso de ferramentas de IA generativa (como ChatGPT, Gemini, Copilot, entre outras) para auxílio na escrita, tradução, revisão gramatical e formatação textual dos manuscritos, desde que:
      • A contribuição da IA seja reconhecida de forma explícita, através de uma declaração, em tópico antes da seção de referências denominado: Uso de Tecnologias Assistidas e IA.
      • O uso da IA não comprometa a originalidade do conteúdo, nem substitua a análise crítica, a interpretação dos dados ou a autoria intelectual do trabalho.

           2. Responsabilidade Autoral:  Os autores permanecem totalmente responsáveis pelo conteúdo apresentado no manuscrito, mesmo quando houver uso de ferramentas de IA. Isso inclui:

      • A veracidade das informações;
      • A precisão dos dados e das referências;
      • A clareza conceitual e argumentativa.

O uso de IA não isenta os autores da responsabilidade ética e científica sobre os resultados e conclusões do artigo.

           3. Proibição de Uso Indevido: É vedado o uso de IA para a geração autônoma de dados, resultados experimentais, gráficos ou imagens que não tenham respaldo em pesquisa real e comprovável. Tais práticas são consideradas má conduta científica.

Também não é permitido:

  • Substituir a autoria humana e/ou incluir as tecnologias de IA como autores do manuscrito.
  • Utilizar IA para burlar sistemas de detecção de plágio ou para parafrasear conteúdos sem a devida citação.

    4. Transparência e Declaração: Ao submeter um artigo, os autores devem declarar, no campo específico do sistema ou na carta de submissão:

“Declaramos que o manuscrito submetido contou com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial [especificar qual a ferramenta/tecnologia utilizada] para [especificar finalidade: ex. revisão textual, tradução, sugestões estilísticas], sob nossa supervisão e responsabilidade, sem prejuízo à originalidade e à integridade científica do conteúdo.”

Na ausência de uso de IA, deve-se declarar:

“Declaramos que não foi utilizado nenhum recurso de Inteligência Artificial no processo de elaboração deste manuscrito.”

          5. Atualização da Política: Esta política será periodicamente revisada, considerando os avanços tecnológicos, as normativas de comitês de ética em pesquisa, e as diretrizes de indexadores e órgãos reguladores da ciência.

 A adesão a estas diretrizes é obrigatória para a avaliação e publicação dos manuscritos. O não cumprimento poderá resultar na recusa do artigo ou em sanções editoriais.

Aspectos de Plágio

Os autores são responsáveis pela originalidade do conteúdo apresentado. O uso de ideias, dados, textos ou imagens de terceiros deve ser devidamente referenciado. Casos de plágio direto, paráfrase sem citação, autoplágio (reprodução de trechos de trabalhos anteriores do próprio autor sem menção adequada), ou uso não autorizado de conteúdos, mesmo com modificações, constituem infrações éticas e levarão à rejeição imediata do manuscrito, com notificação aos autores e, se necessário, às instituições envolvidas.

A revista utiliza softwares de detecção de similaridade para verificar a originalidade dos textos. Submissões com indícios de plágio serão automaticamente rejeitadas.

Manuscritos identificados com plágio, em qualquer etapa do processo editorial, serão rejeitados ou retratados, conforme o caso. Os autores poderão ser suspensos de novas submissões por tempo determinado. Casos mais graves serão reportados às instituições afiliadas.

A Pesquisa e Inovações em Ciências da Vida segue as diretrizes do COPE – Committee on Publication Ethics para lidar com infrações éticas e espera de todos os envolvidos — autores, revisores e editores — o compromisso com a integridade científica.

Conflito de Interesse

Os autores devem se certificar de que os trabalhos estejam desprovidos de qualquer conflito de interesse ou interesse pessoal/comercial. O conflito deve ser informado após os agradecimentos (caso haja), depois da Conclusão do trabalho e antes das Referências. 

Editores e pareceristas também devem informar, ao editor chefe, qualquer conflito de interesse em relação aos trabalhos recebidos. Providências serão tomadas para evitar problemas éticos.

Financiamento

No caso de trabalhos realizados com apoio financeiro, estes devem ser mencionados pelos autores, em um tópico intitulado Financiamento, logo após os agradecimentos (caso haja), depois da Conclusão do trabalho e antes das Referências.

Artigos

Confira as Diretrizes dos autores para a publicação do seu artigo

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.