CONDIÇÕES HIDROLÓGICAS E RESULTADOS DE CULTIVO EXPERIMENTAL DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus Vannamei (BOONE, 1931), EM VIVEIROS ESTUARINOS DA ILHA DE ITAMARACÁ (PERNAMBUCO-BRASIL)

Auteurs

  • Lourinaldo Barreto CAVALCANTI
  • Silvio José de MACEDO
  • Patricía Fernandes de CASTRO
  • Marcio Francisco Alves de. SANTANA

DOI :

https://doi.org/10.5914/tropocean.v28i2.2830

Résumé

No presente trabalho, foram analisadas as variações dos parâmetros físicos e químicos da água de dois viveiros naturais, com área individual de 4.200m², utilizados para cultivo experimental do camarão marinho Litopenaeus vannamei, na Base de Piscicultura de Itamaracá. O período de cultivo estendeu-se de 6 de novembro de 1999 a 3 de fevereiro de 2000 (90 dias), usando-se densidades de povoamento de 5,95 e 3,57 PL's/m2 , sendo que apenas um dos viveiros recebeu ração industrializada como complemento alimentar para os camarões. Foram efetuadas coletas mensais de amostras de água, em dias coincidentes com as biometrias quinzenais e também uma variação nictemeral, para medição de temperatura, transparência, pH, salinidade, oxigênio dissolvido, nitrito, nitrato, fosfato e silicato. Os valores dessas variáveis oscilaram dentro de limites satisfatórios ao desenvolvimento dos camarões, que alcançaram peso médio de 16- 17g, ao final dos 90 dias de cultivo, com produtividades variando de 310 a 450 Kg/ha/ciclo. Palavras chave: hidrologia, camarão, cultivo.

Biographie de l'auteur

Lourinaldo Barreto CAVALCANTI

CAVALCANTI, BarrLourinaldo eto;  MACEDO, Sílvio José de; CASTRO, Patricía Fernandes de; SANTANA, Marcio  Francisco Alves de. Condições hidrológicas e resultados de cultivo experimental do Camarão MarinhoLitopenaeus vannamei (Boone, 1931), em viveiros estuarinos da Ilha de Itamaracá (Pernambuco-Brasil).

Téléchargements

Publiée

2000-12-30