A temática dos oceanos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Uma avaliação crítica

Auteurs

  • Maria Luiza Rocha Coutinho Universidade Federal de Pernambuco
  • Anna Carolina Felipe da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

ENEM, Década da Ciência Oceânica, Ensino Médio, Cultura Oceânica, Educação Brasileira

Résumé

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como forma de avaliar as habilidades e competências dos concluintes do Ensino Médio. Em 2009, passou a ser usado como principal via de acesso ao ensino superior no Brasil (INEP, 1998). Um dos principais objetivos das questões do ENEM, sobretudo o da redação, é abordar temas da atualidade em um contexto aplicado, integrando as várias áreas do saber científico e do cotidiano, de forma a buscar a interdisciplinaridade e a valorização dos direitos humanos de modo a estimular a solução de problemas do mundo dinâmico.

Références

Beltrão, J.A. (2014), A Educação Física na escola do vestibular: as possíveis implicações do ENEM, Movimento, Vol. 20, No. 2, pp. 819-840.

INEP (1998), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998, Institui o Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM, Brasília (DF).

Buck, N.K. (2009), A temática ambiental no exame nacional do ensino médio (ENEM), Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual de São Paulo. Rio Claro, 61p.

Cava, F., Schoedinger, S., Strang, C. e Tuddenham, P. (2005), Science content and standards for ocean literacy: A report on ocean literacy, 50p.

Santos, L.R.O. e Costa, J.J. (2017), Educação Ambiental e as Ciências da Natureza: desafios curriculares frente ao Exame Nacional do Ensino Médio, in Anais do Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Iovação Educacional, [S. l.], Vol. 10, No. 10, 15p

Téléchargements

Publiée

2022-09-22