A PROVENÇA NA ESTRATÉGIA GEOPOLÍTICA DOS REINOS VISIGÓTICO E OSTROGÓTICO (418-536): UMA OCUPAÇÃO DECISIVA PARA A GÁLIA DO SUL NA ÉPOCA MEROVÍNGIA

Autores

  • Christine Delaplace Universidade de Toulouse II Le Mirail, França

Resumo

Resumo
O rei ostrogodo Teodorico (493-526) aproveitou a nova conjuntura política que reinava na Gália após a batalha de Vouillé (507) para dominar a Provença a fim de proteger a Itália do avanço franco. Ele criou um grande reino visi-ostrogótico compreendendo a Espanha, Gália do Sul e Itália. A Provença constituía um objeto de disputa decisivo para o controle desse vasto espaço. Os ostrogodos consideravam a Provença como um elemento de equilíbrio entre seu reino e aquele dos francos, ambos hegemônicos e perigosamente concorrentes.
Palavras chave: Visigodos; ostrogodos; Gália.

Abstract
Ostrogoth king Theodoric (493-526) used a new political conjuncture in post-Vouillé Gaul in order to dominate Provence in order to protect Italy from Frank expansion. He criated a great visigothic-ostrogothic realm, including Spain, Southern Gaul and Italy. Provence became thus the objecto for decisive struggle around the control of such a big area. Ostrogoths considered Provence as a balancing element between their kingdom and that of the Franks, both hegemonical and dangerously competing.
Keywords: Visigoths; Ostrogoths; Gaul.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Edição

Seção

Artigos Livres