Etanol e sustentabilidade
Palavras-chave:
etanol, sustentabilidade, trabalho precárioResumo
Resumo
Com a escalada do preço do petróleo, ficou latente a necessidade de se produzir fontes alternativas de energia. Atrelado a isso, os combustíveis fósseis perdem sua credibilidade devido à poluição e degradação ambiental que provocam. Nesse cenário, os biocombustíveis aparecem como uma forma limpa e sustentável de energia, trazendo, em tese, a possibilidade da manutenção do consumo não prejudicial ao meio ambiente. O presente artigo se propõe a discutir a fragilidade e os limites da suposta sustentabilidade do etanol brasileiro, produzido a partir da monocultura cana-de-açúcar no país.
Palavras-chave: etanol; sustentabilidade; trabalho precário.
Abstract
With rising oil prices, the production of alternative sources of energy became necessary. In addition, fossil fuels have lost credibility and legitimacy due to the pollution and environmental degradation they cause. Against this background, biofuels appear as clean and sustainable energy sources, in theory offering the possibility of maintaining consumption levels without damaging the environment. This article aims to discuss the fragility and limits of the presumed sustainability of Brazilian ethanol, produced from a sugarcane monoculture.
Keywords: ethanol; sustainability; underemployment.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.