(Re)Visões de África no cinema: singularidades de uma história plural
Palavras-chave:
Cinema, História, Colonialismo, Memória, África, Estudos CulturaisResumo
Nos últimos anos, a história africana tem sido objeto de celebração e discussão, mas também disputas, em diferentes âmbitos – acadêmico, político, cultural. Particularmente, por meio do resgate e valorização do passado africano, tem-se buscado entender criticamente as contradições de seu presente e, a partir disso, formar alicerces que ajudem na edificação de um novo futuro para o continente. Um dos pilares desse processo de re-visão tem sido, reconhecidamente, as suas produções artísticas, e, em especial, a sua produção cinematográfica – considerada ao mesmo tempo como produto e produtora de Histórias. Dito isto, o artigo busca lançar luz sobre as continuidades e descontinuidades da produção audiovisual africana nas últimas décadas, a fim de entender como o continente africano e sua população têm sido imaginados e re-imaginados em diferentes momentos da história recente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.