A influência dos tecidos africanos na moda afro-brasileira do Recife
Palavras-chave:
Tecidos Africanos, Moda afro-brasileira, Identidade NegraResumo
O seguinte trabalho tem como objetivo apresentar a importância e influência dos tecidos africanos para o desenvolvimento do segmento de moda afro-brasileira no Recife, por meio do trabalho exercido pelo estilista senegalês Lassana Mangassouba, imigrante africano residente na cidade. A partir do estudo da moda afro no Brasil, percebe-se o uso constante, sobretudo pela população negra, de vestimentas e acessórios relacionados ao continente africano, para enaltecer a sua estética negra. Desta forma, o ofício de Lassana com corte e costura de roupas feitas com tecidos africanos, material que é trazido do seu continente, serve como ponte para a população afro-brasileira no Recife que deseja resgatar a herança histórico-cultural deixada pelos povos africanos. Por meio do uso das suas roupas, compreende-se a valorização dada não só ao seu trabalho, mas, principalmente, a sua cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.