Fugindo Novamente: Fragmentos da Memória e representações artísticas de Histórias de escravidão e liberdade
Palavras-chave:
Biografias, Diáspora Africana, Produção de arteResumo
O projeto “Fragmentos da Memória” constitui-se de uma série de pôsteres artísticos criados pelo artista e designer gráfico brasileiro Pablo Parra. São ilustrações baseadas nas biografias de pessoas africanas que viveram a escravidão durante os séculos XVIII e XIX, em diferentes contextos e partes do mundo. A metodologia do projeto, organizado por Bruno R. Véras, é baseada no diálogo entre a História e a criação artística. O artista foi convidado para retratar cinco indivíduos da era da escravidão. Os fragmentos dessas histórias de vida são analisados no décimo volume de História Geral da África da UNESCO sobre a África Global. Parra foi introduzido às fontes primárias, relatos biográficos e referências estéticas históricas. Utilizando-se de referências da pop-art e grafite, Parra representa sensações e conceitos visuais da Diáspora Africana como cultura expressiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.