Colonialismo e Cultura: O passado imperialista francês e o Charlie Hebdo
Palavras-chave:
Charlie Hebdo, Imperialismo, DescolonizaçãoResumo
Esta produção é marcada pelos estudos da problematização das charges do Charlie Hebdo, entre os anos de 2006 e 2015, e sua associação direta com o passado imperialista francês durante os séculos XIX e XX. Temos por objetivo buscar as raízes históricas nos desdobramentos coloniais e pós-coloniais, além de observar o suposto "subalterno" e como esses sujeitos coloniais são nomenclaturados pelos impérios. Essa suposta superioridade ainda é presente no imaginário francês, sendo norteadora das representações e das relações entre a comunidade oriunda dessas ex-colônias e a sociedade francesa contemporânea.
Downloads
Publicado
2021-08-11
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.