Representações sociais e estratégias quotidianas de jovens “lavadores” de carro no largo Antônio Jacinto em Luanda
Palavras-chave:
Lavador de carro, representações sociais, estratégias quotidianasResumo
O artigo analisa as representações sociais e vivências de jovens lavadores de carro no Largo António Jacinto na cidade de Luanda. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do fenômeno social em análise. Mediante a realização de entrevistas, observação direta, e com recurso a pesquisa documental e bibliográfica. Conclui-se que com o intuito de contornar as adversidades sociais de que são alvos, os jovens projetam alternativas de subsistência, ingressando num ramo de atividade econômica, sem limitações burocráticas, onde não há um controlo rígido das autoridades, e sobretudo que permita a sua sobrevivência e de seus dependentes. Outrossim, a realidade dos lavadores de carro, evidencia, de igual modo, o descaso daqueles que têm o dever de propiciar as melhores condições de vida para os jovens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.