O CURSO DE DOUTORADO EM SERVIÇO SOCIAL NA UNIVERSIDADE ROMA TRE

Auteurs

  • Roberto Cipriani

Mots-clés :

Serviço Social, Doutorado, Formação Profissional na Itália

Résumé

O artigo analisa a importância do serviço social na Itália, com foco particular em Roma e no Lácio, onde há uma presença significativa de assistentes sociais. Na década de 90, foram ativados os cursos de doutorado e graduação em serviço social, culminando com a criação do primeiro Curso de Doutorado em 2000 na Universidade Roma Tre, em consórcio com outras universidades do Lácio. Este doutorado representou uma novidade em nível nacional, oferecendo uma oportunidade de formação para graduados interessados em pesquisas na área. A Escola Nacional de Serviço Social, fundada em 1946, além do CEPAS, tem contribuído para a formação de gerações de assistentes sociais. Atualmente, a Universidade Roma Tre oferece um curso de três e dois anos em Serviço Social, ladeado por iniciativas de outras universidades romanas. Em 2007-2008, foi criada a Escola Doutoral em Pedagogia e Serviço Social, voltada para o ensino superior e a pesquisa científica. Em 2024, está ativo um novo Doutorado em Teoria e Investigação Pedagógica e Social, que visa coordenar as potencialidades existentes para a formação nos domínios educativo e social. O artigo sublinha a necessidade de reconhecer a autonomia do serviço social no campo acadêmico, destacando a falta de centros de pesquisa na Itália em comparação com outros países.

Références

ASSITENTI SOCIALI PUNTO ORG. Storia del Servizio Sociale. Disponibile in: <https://www.assistentisociali.org/servizio_sociale/storia_del_servizio_sociale.htm >. Acesso in: 27 dez 2024.

BERNOCCHI R. et all. Le scuole di servizio sociale in Italia. Aspetti e momenti della loro storia. Fondazione Zancan. 1984.

CEPAS Centro di educazione professionale per assistenti sociali. Corrispondenza con Annamaria Levi e Paolo Volponi del CEPAS (1955 gennaio 5 - 1956 luglio 23). Disponibile: <http://www.archimistaweb.polimi.it/fonds/684/units/43737>. Acesso in: 27 dez 2024.

UNIVERSITÀ ROMA TRE. Dottorato di ricerca in Teoria e ricerca educativa e sociale.Disponibile in: <https://scienzeformazione.uniroma3.it/ricerca/dottorato-di-ricerca/dottorato-di-ricerca-teoria-ricerca-educativa-sociale/>. Acesso in: 27 dez 2024.

Téléchargements

Publiée

2025-11-20

Numéro

Rubrique

Artigos