A Economia Compartilhada e a Percepção de seus Efeitos por parte dos Estudantes de uma Instituição de Ensino Superior

Fabio Antonio Sartori Piran, Camila Timm Neves, Jefferson Dobner Sordi, Fabiano de Lima Nunes

Resumo


Em momentos de instabilidade financeira, surgem dúvidas relacionadas ao mercado financeiro e à situação econômica de um país. Esses momentos são propícios para o surgimento de novos movimentos econômicos, como, por exemplo, a economia compartilhada. Entende-se como relevante desenvolver trabalhos que analisem a percepção da sociedade sobre os efeitos proporcionados pela economia compartilhada. Buscando contribuir neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção de uma parcela dos cidadãos quanto aos efeitos econômicos e sociais proporcionados pela economia compartilhada no seu padrão atual de vida. Para cumprir o objetivo proposto, foi realizada uma survey com alunos de uma Instituição de Ensino Superior no Rio Grande do Sul – Brasil. Dentre os principais resultados, percebeu-se que uma faixa de 67,9% a 83,3% dos respondentes concorda totalmente com a afirmativa de que a economia compartilhada gera impactos sociais e econômicos positivos, o que possibilita mudança no seu padrão atual de vida. Identifica-se que a economia compartilhada surge de uma dicotomia entre a oportunidade de gerar novos negócios e uma resposta a crises econômicas. Além disso, proporciona facilidade no momento de efetuar compras, conexão e contato entre pessoas conhecidas e desconhecidas, compartilhamento de informações através de sites de pesquisa e aplicativos de busca, além da possibilidade de fazer negócios e economizar dinheiro.


Palavras-chave


Economia Colaborativa; Modelo de Negócios; Consumo Colaborativo; Geração do Milênio

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