Religious subcultures of consumption: an ethnography of young catholics in the practice of the spiritual exercises

Authors

  • Fábio Francisco de Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lucas Martins Turano Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Fabrício Correia Vieira Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

DOI:

https://doi.org/10.51359/2526-7884.2019.242030

Keywords:

consumer behavior, religious consumption practices, social identities.

Abstract

The aim of this paper was to identify the impact of religion on consumer choices, seeking to understand its influence of the meaning assigned consumer on the construction of individual and collective identity of such young. We limit the catholic consumption culture to products and activities for religious use, such as retreats, ritual objects, symbolic objects and instruction objects, restricting the analysis and avoiding epistemological deadlocks. We used the ethnographic method of participant observation in a Catholic retreat dedicated to the practice of the Spiritual Exercises developed by St. Ignatius, founded the religious order Society of Jesus, and also we conducted in-depth interviews with event organizers and participants. The results indicate four main trends related: symbolism and meaning, construction and reinforcement of identity, not consumption; seeking interaction. The study contributes to the existing knowledge regarding the relationship between consumer behavior and religious practices, besides to opening new research perspectives.

Author Biographies

Fábio Francisco de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Adjunto de Gestão de Serviços da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ). Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2015). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio, 2018). Especialista em Gestão Internacional pela Universidade Católica Portuguesa - Porto, (UCP/Porto, 2017). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2008). Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2006). Lecionou no Departamento de Administração de Macaé da Universidade Federal Fluminense - UFF (2016/2017), na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC (2014/2015) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2013/2016). Tem como interesses de pesquisa os temas: Comportamento do Consumidor, Consumo e Cultura, Consumo Alimentar, Consumo de Bebidas, Organizações e Sociedade, Comunicação Organizacional, Teorias Organizacionais, Comportamento Organizacional, Ética nas Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa, Marketing, Marketing de Cinema e Entretenimento, Marketing Cultural e Social, Lazer, Bebidas, Interação e Sociabilidade.

Lucas Martins Turano, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Área de concentração: Organizações (2015). Graduado em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é Administrador no BNDES, com atuação em Compliance. Prestou consultoria para o Consulado Americano (2015) e para a Actavis Farmacêutica (2013). Durante um ano, realizou iniciação científica na área de consumo religioso (2011-2012). Como contribuição científica, publicou 5 artigos em periódicos e 7 artigos completos em anais de congressos nacionais e internacionais. Atualmente, seus principais temas de interesse em pesquisas são: Comportamento Organizacional, Liderança, Sustentabilidade e Alianças Estratégicas. Recebeu prêmios por sua dedicação como estudante (e.g. Prêmio Melhor Dissertação de Mestrado de 2015 - IAG/PUC-Rio), como pesquisador (e.g. Prêmio Melhores Artigos do XV ENGEMA) e como avaliador (e.g. Indicado para Best Reviewer Award of the 41th EIBA Conference).

Fabrício Correia Vieira, Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Graduação em Economia pela PUC-Rio. Participou do projeto de iniciação científica sobre a religião e o comportamento do consumidor. Artigos publicados em congresso. Experiência profissional no mercado financeiro.

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Published

2019-11-25