Stories, life narratives and consumer studies: a viable approach?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2526-7884.2020.244768

Keywords:

consumption, narratives of lives, life stories.

Abstract

Consumption in today's society can be considered a phenomenon that crosses several fields of study and touches different perspectives of analysis, offering a wide range of interpretations, so it is interesting to reflect on approximations with other fields. This perception made it possible to elaborate this work, which aims to discuss how the theoretical-methodological approach to life stories and narratives can contribute to the understanding of consumption as a practice of everyday life, as a broad, multifaceted phenomenon, with multiple meanings and voices. Thus, the conduct of this study points to the possible dialogues and contributions between consumption in the socially and culturally constructed perspective and the approach to life stories and narratives. Adherence points were observed among the consulted literature, relating them to the intersubjective processes of consumers based on shared experiences, which consensually offer meaning to the world, common to both fields.

Author Biographies

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 (2019-2021). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. Lidera o Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS do PPGA PUC Minas desde 2013. É um dos coordenadores do track Marketing e Sociedade da área de Marketing da ANPAD. É líder do tema Consumo e Materialismo da área de Marketing e Comportamento do Consumidor do SEMEAd (Seminários em Administração da USP). Também é um dos líderes da área de Marketing do Encontro Nacional da ANGRAD. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis gênero, raça e classe); Pesquisa Transformativa do Consumidor; Marketing e Sociedade; Métodos interpretativos de pesquisa em marketing.

Georgiana Luna Batinga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui Doutorado (2018), Mestrado (2014) e Graduação (2008) em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Possui ainda especialização lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro Universitário UNA. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade (Gemacons) da PUC Minas e Estudos sobre Narrativas de Si a partir de Corpora e Suportes Diversos (Narrar-se) do CEFET - MG. Interessa-se por pesquisas na área de consumo a partir da perspectiva Antropológica e Sociológica; Comunicação, Linguagem e Discursos Organizacionais, com aportes teórico-metodológicos na Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso. Atualmente trabalha com projetos apoiados na perspectiva da Transformative Consumer Research e Estudos de Mercados por meio de uma abordagem multidisciplinar acerca do tema.

Gustavo Tomaz de Almeida, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Doutor e Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis. É professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - lotado na Faculdade de Políticas Públicas - FaPP/Campus Belo Horizonte, tendo aprovação em 1º lugar no concurso público para professor do quadro permanente - regime de tempo integral (40 horas). É coordenador de pesquisa do campus, subchefe do departamento de Gestão da unidade e presidente do NDE de Gestão Pública na mesma instituição. Participou de 2 projetos de pesquisa sobre o tema de sua tese, aprovados pela ACR/Universidade de Califórnia e financiado pela Universidade de Minnesota e pelo Edital Universal CNPQ. Como experiência profissional, trabalhou por 12 anos na multinacional Sumitomo, como contador/controller e foi contador em pequenas e médias empresas. Como experiência profissional acadêmica, foi professor do ensino superior em instituições privadas por 8 anos, assumiu mandatos como Diretor Acadêmico e Coordenador de Curso de bacharelado. Seus interesses de ensino, pesquisa e extensão envolvem: Contabilidade, Violência Financeira, Crédito, Consumo e Pessoas Vulneráveis.

Bruno Medeiros Ássimos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Doutorando e mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Marketing e Negócios pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro-pesquisador do GEMACONS/PUC-MG e membro do NOSS/CEFET-MG. No mercado, atuou por 8 anos na área comercial em empresa multinacional do ramo de petróleo e gás, além de outras experiências nas áreas financeira e de recursos humanos. Além disso, atua com consultoria para diferentes empresas. Possui experiência docente em disciplinas nas áreas de marketing, recursos humanos, estratégia, finanças, produção e logística. Em pesquisas, atua com temáticas relacionadas, principalmente, ao Comportamento do Consumidor, Consumer Culture Theory (CCT), Marketing & Sociedade e Transformative Consumer Research (TCR).

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Published

2020-09-10