Crowding e Perfil do Consumidor: Influência na imagem varejista e intenção de compra do consumidor jovem

Jaiany Rocha Trindade, Renato Meira Vasconcelos Júnior, Temístocles Maciel Neto, Edvan Cruz Aguiar

Resumo


O estudo investigou como a densidade humana e o perfil dos outros consumidores influenciam a imagem do varejista e as intenções de compra de consumidores jovens. Assumindo uma abordagem quantitativa de caráter experimental, o estudo foi realizado junto a 131 jovens consumidores. A partir dos resultados encontrados, evidencia-se que a densidade humana pode influenciar a imagem de loja, entretanto, ela sozinha não influencia a decisão de compra. Quanto ao perfil dos outros consumidores, esse não exerce efeito sob a imagem de loja e sob a intenção de compra, sugerindo que o público jovem tende a ser menos impactado pela presença de outros consumidores. O trabalho contribui para o entendimento do fenômeno de crowding e da similaridade percebida em ambientes varejistas, trazendo evidências sobre consumidores jovens.


Palavras-chave


Crowding; similaridade percebida; público jovem; varejo; intenção de compra; perceived similarity; young people; retail; purchase intention.

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