Sobre a Revista
Foco e Escopo
A CLIO Arqueológica é uma revista publicada pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia, do Departamento de Arqueologia (DEPARQ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2014 a CLIO Arqueológica passou a adotar apenas a publicação on-line, baseando-se nos princípios do livre acesso.
Publicada desde 1984, tem como objetivo a divulgação de pesquisas realizadas nas áreas de arqueologia e conservação do patrimônio cultural, através de textos originais e inéditos de pesquisadores nacionais e estrangeiros. São aceitos para publicação artigos originais e de revisão, entrevistas, relatórios técnicos de pesquisa, resenhas de livros, resumo de teses e dissertações, escritas em português, inglês, espanhol ou francês.
Periodicidade
A partir de 2025, a CLIO Arqueológica iniciará a publicação contínua, sendo o volume anual dividido em dois números (edições). Assim, artigos e demais textos finalizados no período jan/jun serão publicados no Número 1, enquanto aqueles finalizados no período jul/dez publicados no Número 2.
Política de Acesso Livre
CLIO Arqueológica é um periódico de Acesso Aberto (Open Access), o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico.
Integridade
Comprometidos com a integridade da pesquisa acadêmica, a CLIO Arqueológica orienta que os autores, antes de submeterem seus manuscritos, e em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), observem se:
- os dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações estão devidamente referenciadas. Na dúvida em como proceder com as citações ou referências consultar as diretrizes para os autores;
- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores estão devidamente citados.
- nenhum autor envolvido na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.
Nos casos de dúvidas em como proceder com a citação e referenciação ver as Diretrizes para Autores.
Diretrizes Anti-plágio
Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista no momento da submissão. Assumem ainda a responsabilidade de não utilizar dados falsos ou copiados.
O plágio, uso fraudulento de dados, manipulação de citações e falsa autoria, não serão tolerados em nenhuma circunstância pelo Corpo Editorial da CLIO Arqueológica, não sendo aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação (ver "Regras para citações de textos na íntegra" nas Diretrizes para Autores).
Desse modo, a CLIO Arqueológica adota como parte do seu processo de avaliação a verificação de similaridade através do software CopySpider, com os seguintes critérios:
- Ao ser constatado plágio a proposta será prontamente recusada;
- no que se refere à presença de autoplágio, a tolerância será de até 30%, com exclusão de citações e referências deste percentual;
- os artigos já publicados, anteriormente em anais de eventos científicos, deve obrigatoriamente mencionar em nota de rodapé, a partir do título, a referência explícita à primeira publicação.
Nos casos em que, mesmo após todos os procedimentos de avaliação, for identificado plágio ou autoplágio em um artigo publicado, esse será retirado do site da revista sendo substituído por um texto explicativo contendo os motivos de ausência.
Avaliação por Pares
O sistema de revisão por pares da CLIO Arqueológica é dupla-cega (double-blind) para artigos originais e relatórios de pesquisa. A avaliação de resumos expandidos de teses/dissertações e resenhas é realizada pelo Corpo Editorial de forma cega (autor/a não sabe quem avaliou).
Conflito de interesses
Os conflitos de interesses podem ser de ordem pessoal, financeira, intelectual, profissional, política ou de natureza religiosa. Esses podem ocorrer com autores, revisores e editores, devendo ser prontamente informados, assim como a percepção sobre um potencial conflito de interesses.
Autores
Quando existir alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar algum conflito de interesses, essa possibilidade deve ser comunicada e será informada no artigo. Caso não exista, o autor deve informar a inexistência de conflitos de interesses.
Editores
Os editores não devem ter qualquer conflito de interesses em relação a manuscritos e autores.
Política Copyright - Direitos autorais
Os autores que publicam na CLIO Arqueológica mantém os direitos autorais cedendo à revista o direito a primeira publicação, podendo assumir outros compromissos de publicação desde que seja referido a primeira publicação neste periódico.
Os autores que publicam na CLIO Arqueológica concordam que seu(s) artigo(s) sejam publicados sob a licença CC-BY, o que autoriza o compartilhamento, uso e reuso, sem a necessidade de autorização prévia, mediante a referenciação ao(s) autor(es).
Licença de Uso
Todos os artigos, entrevistas, relatórios técnicos, resenhas e resumos, publicados pela CLIO Arqueológica encontram-se licenciados pela Criative Crommons Atribuicion 4.0 (CC-BY 4.0). Isso significa que os textos podem ser lidos, baixados, compartilhados, citados, total ou parcialmente, sem a necessidade de autorização prévia, mediante a devida referência ao(s) autor(es) e a primeira publicação nesta revista.
Livre Acesso
Em convergência com o movimento pelo livre acesso ao conteúdo científico a CLIO Arqueológica disponibiliza todo conteúdo publicado de modo aberto, não sendo necessário a realização de cadastro prévio ou pagamento de taxas. A comissão editorial acredita que apenas desse modo, através de um acesso livre e sem nenhum tipo de embargo, seja possível contribuir para a disseminação de uma informação científica de qualidade.
Taxas para submissão e publicação de textos
A CLIO Arqueológica não cobra taxas por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação ou distribuição. A publicação é totalmente gratuita.
Sponsors
Agradecemos às instituições pelo apoio financeiro à pesquisa, o que permite a publicação de artigos científicos na CLIO Arqueológica.
Fontes de Apoio
Agradecemos às instituições pelo apoio financeiro à pesquisa e aos profissionais que contribuem na avaliação dos manuscritos enviados à CLIO Arqueológica.