Editorial
Resumo
A Revista Clio Arqueológica, publicada interruptamente há 35 anos, incorporou várias temáticas ao seu conteúdo. Além de pré-história e arqueologia histórica, hoje se publicam trabalhos sobre restauração e preservação patrimonial e sobre arqueometria. Entretanto, para pesquisadores de outras áreas, como a física, a química, a biologia, por exemplo, uma vez que fornecem subsídios às pesquisas arqueológicas através de técnicas de análises inovadoras, criou-se na Revista o espaço Academicum Opus, no qual se entrevistam pesquisadores que trabalham em conjunto com os arqueólogos.
Essa postura, que tem possibilitado novas abordagens e aportado o benefício da prova e dos dados científicos, tão necessários às ciências humanas, denotada a missão interdisciplinar da Clio Arqueológica e do seu conteúdo científico. Neste número entrevistamos o Professor Renato Athias, Antropólogo do Departamento de Antropologia da UFPE que discorreu sobre as relações entre arqueologia e antropologia.
A Clio é uma publicação na qual pesquisadores de distintas áreas do conhecimento divulgam textos inéditos e correlatos a temas arqueológicos com um único objetivo: entender nosso passado a partir de vestígios materiais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.