CULTURA MATERIAL DA BATALHA DO JENIPAPO
DOI:
https://doi.org/10.20891/clio.V32N2p209-246Palavras-chave:
Batalha do Jenipapo, Artefatos Bélicos, Cultura Material.Resumo
Este texto é parte da pesquisa de doutorado sobre a cultura material da Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823 em Campo Maior-PI, quando as tropas do Major Fidié atravessavam o rio Jenipapo rumo à capital Oeiras, com o intuito de combater as tropas independentes na capital da província. Apresentam-se também as evidências sobre os artefatos bélicos referenciados na bibliografia sobre a referida batalha, assim como aqueles remanescentes do campo de batalha que estão presentes no “Museu no Jenipapo”. Os mesmos fazem parte daquele acontecimento histórico e da memória dos combatentes da Batalha do Jenipapo.
Material Culture of The Battle of Jenipapo
ABSTRACT
This text is part of the PhD research on the material culture of the Battle of Jenipapo, held on March 13, 1823 in Campo Maior-PI, when Major Fidié's troops crossed the Jenipapo River towards the capital of Oeiras, in order to combat The independent troops in the provincial capital. Evidence is also presented on the warlike artifacts referenced in the bibliography of that battle, as well as those remnants of the battlefield that are present in the "Museum in Jenipapo". They are part of that historical event and the memory of the Battle of Jenipapo combatants.
Keywords: Battle of Jenipapo. Warlike Artifacts. Material Culture.
Referências
CARVALHO, Maria do Amparo Alves. Batalha do Jenipapo: Reminiscências da Cultura Material em uma Abordagem Arqueológica. Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em História, PUCRS, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.



