Editorial

Paulo Martin Souto Maior

Resumo


Ao longo de 32 anos de publicação ininterrupta, a Revista Clio Arqueológica tem incorporado várias temáticas ao seu contéudo. Além da pré-história e da arqueologia histórica, temas recorrentes desde as primeiras edições, nos últimos anos procurou-se ampliar a necessidade de diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento humano. Essa postura permitiu modificar e aperfeiçoar reflexões teóricas e, principalmente, procedimentos analíticos da própria arqueologia. E o resultado não podia ser diferente. O aumento considerável de textos submetidos para análise nos últimos anos nos tem mostrado a realidade da arqueologia no Brasil e no mundo: A pesquisa arqueológica ocorre em conjunto e igualdade de condição com outras áreas.
Este número temático da Clio é a materialização dessa postura. AMBIENTE E CULTURA, como um acrônimo, sintetiza a abertura de um diálogo com um conjunto de áreas tais como a geografia física, a geomorfologia, a geoquímica ambiental, a geologia, além é claro, da própria arqueologia e seus múltiplos enfoques.
Esta edição abre espaço para a discussão dos avanços científicos em cinco eixos temáticos de particular interesse para a ciência arqueológica: as dinâmicas superficiais da paisagem, novas aplicações de geotecnologias e abordagens em geomorfologia, geomorfologia estrutural, arqueologia e paleoambientes, além de novos materiais, processos e medições em arqueologia.
Trata-se, assim, de uma publicação na qual pesquisadores de distintas áreas, e em particular aqueles que se dedicam aos estudos do Quaternário no Nordeste, nos brindam com textos inéditos que convidam a refletir sobre as múltiplas interfaces dessas abordagens com os temas eminentemente arqueológicos. Convergem, portanto, aqui pesquisas que fazem uso das evidências materiais e suas diversas formas de aferição para recontar o passado das paisagens e dos homens.


Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2448-2331

© 1984-2020 CLIO Arqueológica 
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 10º andar
Avenida da Arquitetura, S/N - Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

 

UFPE LOCKSS Open Access

 

Instituições de referência para a CLIO Arqueológica:

Capes ABEC Fumdham INAPAS LatinRev