PESSIS, ANNE-MARIE; MARTIN, GABRIELA; GUIDON, NIEDE (Org.). OS BIOMAS E AS SOCIEDADES HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA DA REGIÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA, BRASIL.

Paulo Martin Souto Maior

Resumo


O projeto, Síntese dos biomas e sociedades humanas da região do Parque Nacional Serra da Capivara, no Sudeste do Piauí, apoiado e financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil, abre um espaço editorial destinado a divulgar o conhecimento resultante do trabalho dos pesquisadores da Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham – e outras entidades científicas associadas em rede no decorrer de três décadas de pesquisa nessa região. Cabe lembrar que inicialmente as pesquisas no Parque Nacional estiveram centradas nos sítios com pinturas rupestres pré-históricas em razão do seu extraordinário acervo, tanto pelo número de sítios achados, como sua densa concentração e seu estado de conservação. Em 1991, por essa riqueza gráfica e cultural, a Unesco inscreve o Parque Nacional Serra da Capivara na Lista do Patrimônio Mundial de Humanidade. As escavações arqueológicas foram no começo realizadas em função da procura de informações complementares sobre esse patrimônio cultural, mas rapidamente as descobertas extrapolam as metas e as expectativas formuladas. A inesperada antiguidade da presença humana na região requer, para desvendar esse universo desconhecido, uma abordagem de pesquisa interdisciplinar. Desde a criação do Projeto, em 1986, o tema de pesquisa proposto pela Fumdham foi definido como a interação do homem com o ambiente, desde a Pré-História até os dias atuais. Varias gerações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sucederam-se num fluxo contínuo de trabalhos interdisciplinares para configurar um mapa multidisciplinar que enquadrasse o tema central das pesquisas no Parque Nacional. A participação das diversas disciplinas na pesquisa evoluiu de maneira diferenciada, o que se traduz num grau distinto das colaborações. Algumas salientam o estado da arte, outras a evolução da pesquisa, outras, também, os aspectos inovativos e a introdução de novos dispositivos técnicos dentro do dispositivo de pesquisa.


Texto completo:

PDF

Referências


PESSIS, ANNE-MARIE; MARTIN, GABRIELA; GUIDON, NIEDE (Org.). OS BIOMAS E AS SOCIEDADES HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA DA REGIÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA, BRASIL.

THE BIOMES AND HUMAN SOCIETIES OF PREHISTORY IN THE AREA OF THE SERRA DA CAPIVARA NATIONAL PARK, BRAZIL, VOL. II A-B, FUNDAÇÃO MUSEU DO HOMEM AMERICANO – FUMDHAM, IPSIS GRÁFICA E EDITORA, SÃO PAULO, 2014, 852 PP.




DOI: https://doi.org/10.20891/clio.v30i2p241-249

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2448-2331

© 1984-2020 CLIO Arqueológica 
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 10º andar
Avenida da Arquitetura, S/N - Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

 

UFPE LOCKSS Open Access

 

Instituições de referência para a CLIO Arqueológica:

Capes ABEC Fumdham INAPAS LatinRev