A EVOLUÇÃO URBANA E DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS NA COMUNIDADE DO PILAR, BAIRRO DO RECIFE, RECIFE – PE

Ana Catarina Torres Ramos, Anne-Marie Pessis, Antonio de Moura Pereira Filho, Carolina Sá Espínola, Gabriela Martin, Ilca Pacheco da Costa, Manuela Xavier Gomes de Matos, Marina Souza, Rosângela Alves, Stela Barthel, Socorro Ferraz

Resumo


O núcleo original da Cidade do Recife, tem em inícios do século XVI, sua localização no extremo sul do istmo que outrora foi um prolongamento natural de uma península que tinha nas terras da Vila de Olinda, seu início. A comunidade hoje denominada Pilar, tem seu núcleo urbano, surgido nos finais do século XVII, com a construção da Igreja do Pilar, em 1680. Hoje, ambos os núcleos, respectiva e historicamente denominadas Dentro de Portas e Fora de Portas, encontram-se circunscritas na Ilha do Recife, limite natural do Bairro do Recife, ou Recife Antigo. Toda a área deste perímetro urbano, é tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN e como toda localidade ou sítio assim qualificado, requer, em caso de intervenções urbanas ou arquitetônicas, o acompanhamento arqueológico e o salvamento de todos os seus bens, seja qual for sua condição, desde estruturas erigidas ou achados arqueológicos.


Palavras-chave


Evolução Humana; Comunidade do Pilar; Bairro do Recife

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Napoleão. Os problemas da Cidade. Aterros: a conquista dos terrenos insalubres. In: Boletim de Engenharia. N. VI, Vol. II, ano IV, outubro de 1926.

BOSI, Vera. Núcleos históricos: recuperação e revitalização, a experiência de Olinda. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. N. 21, 1986, P. 134-145.

CASTRO, Lourival de Almeida. Porto do Recife: sínteseretrospectiva de sua evolução. In: Revista Quebra-mar. Recife, jun/ago de 1976.COSTA, José Sérgio Regueira. O Porto do Recife (roteiro de uma viagem através de sua história). Revista do Arquivo Público. Recife, 1952-1956, anos VII a X, N. IX a XII.

HIGINO, Sérgio. Notas para a história do Porto. In: Boletim da Cidade e do Porto do Recife, jul/dez de 1942.

____________. Para a história do Porto. In: Boletim da Cidade e do Porto do Recife, dezembro de 1943.

PINTO, Estevão. O Porto do Recife e sua evolução histórica. In: Álbum do Porto do Recife, 1933.

MENESES, J. L. Os vários lados do Recife: Um ensaio de memória e história urbanas. Publicação Fundação Roberto Marinho, 2001.

___________. Atlas Arqueológico do Recife. Módulo 2 – rede de abastecimento de água e Módulo 3 – rede de esgoto. Prefeitura da Cidade do Recife – Diretoria de Projetos Especiais, 2002.

___________. Quem é “mais” no Recife antigo – Publicação Fundação Roberto Marinho, 2001.

___________. Localização e conjectura do sistema fortificado das Salinas e o Forte de São Jorge. Prefeitura da Cidade do Recife – Diretoria de Projetos Especiais, Recife – Pernambuco, 2002.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2448-2331

© 1984-2020 CLIO Arqueológica 
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 10º andar
Avenida da Arquitetura, S/N - Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

 

UFPE LOCKSS Open Access

 

Instituições de referência para a CLIO Arqueológica:

Capes ABEC Fumdham INAPAS LatinRev