ARQUEOLOGIA EN ALICANTE. Homenaje a Gabriela Martin Avila, MARQ – Museu Arqueológico de Alicante, Diputación Provincial de Alicante, ISBN: 978 – 84 – 15327 – 35 – 6, Alicante (España), 2013

Anne-Marie Pessis

Resumo


O Museu Arqueológico de Alicante, na Espanha, é hoje uma referência de âmbito europeu, várias vezes premiado pela qualidade das suas instalações e o dinamismo das exposições temporárias que apresenta, entre as quais e mais recente destaca-se a Exposição sobre as minas de sal de Hallstatt, na Áustria, que deram nome à primeira Idade do Ferro na Europa. O Museu Arqueológico de Alicante rende periodicamente homenagem a arqueólogos e historiadores que realizaram nas últimas décadas pesquisas significativas na região. Em 2013, essa homenagem correspondeu a Gabriela Martin, professora da Universidade Federal de Pernambuco que, nas décadas de 1960-70, realizou diversas pesquisas no litoral alicantino, com escavações arqueológicas e o estudo das feitorias pesqueiras de época romana, assim como das cerâmicas da cidade romana de Lucentum. Mas, a originalidade das homenagens que o Museu de Alicante tem oferecido aos pesquisadores destacados da sua região reside na estrutura das mesmas. Além da apresentação e das conferências que são praxe nesse tipo de evento, é publicado, também, um livro no qual se recolhe a trajetória cientifica do homenageado, acompanhado de uma série de artigos de outros autores, que também pesquisaram na mesma região.


Texto completo:

PDF

Referências


ARQUEOLOGIA EN ALICANTE. Homenaje a Gabriela Martin Avila, MARQ – Museu Arqueológico de Alicante, Diputación Provincial de Alicante, ISBN: 978 – 84 – 15327 – 35 – 6, Alicante (España), 2013.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2448-2331

© 1984-2020 CLIO Arqueológica 
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 10º andar
Avenida da Arquitetura, S/N - Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

 

UFPE LOCKSS Open Access

 

Instituições de referência para a CLIO Arqueológica:

Capes ABEC Fumdham INAPAS LatinRev