Ver e Narrar: verbos para fotolivros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-7425.2021.250249

Palavras-chave:

Fotolivros. Fotopintura. Visualidade. Linguagens artísticas. Álbuns.

Resumo

Examinamos neste artigo duas perspectivas que podem ser empregadas para a compreensão dos fotolivros e as discutimos em relação às publicações que tratam da fotopintura e do álbum de família. Enquanto o ponto de vista da visualidade interroga a forma visível do retrato pintado em continuidade com outras linguagens artísticas, o entendimento das práticas sociais que estabelecem os usos e circulação das imagens dos álbuns da família faz parte de uma abordagem potente para nos aproximarmos desses materiais.

Biografia do Autor

Daniela Nery Bracchi, Universidade Federal de Pernambuco Campus Acadêmico do Agreste

Professora adjunta do núcleo de design e comunicação

Referências

BANZI, Fernando. Types. Paris: Editions Bessard, 2019.

CURTIS, Verna Posever. Photographic Memory: The Album in the Age of Photography Nova York: Aperture/Library of congress, 2011.

DURAND, Régis. Le Temps de l'Image. Essai sur les Conditions d'une Histoire des Formes Photographiques. Paris: La Différence, 1995.

LINSKER, Roberto (org.). Estes outros: fotopinturas da coleção Titus Riedl. São Paulo: Terra Virgem, 2016.

QUEIROGA, Eduardo. FOTOPINTURA CONTEMPORÂNEA: a pós-produção no trabalho de Mestre Júlio. Cartema. v.6, nº 6. 2017.

SANTOS, Júlio. Interior profundo: Mestre Júlio Santos, fotopintura. Fortaleza: Tempo D'Imagem; São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2012.

SCALABRONI, Luisa. “Forme e ruoli della cornice nella rappresentazione pittorica. IN: EC Rivista dell'Associazione Italiana Studi Semiotici online. nº 2, jan. 2005.

SILVA, Armando. Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: SENAC, SESC, 2008.

Downloads

Publicado

2021-04-21

Edição

Seção

Artigos