O futuro da moda: uma análise da estética agênero na indústria musical
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-7425.2022.253059Palavras-chave:
moda agênero, indumentária, cultura popResumo
A moda agênero vem sendo ampliada pela cultura pop através de sua música e outras influências de forma explícita e marcante. Uma pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica foi realizada observando pontos específicos para o entendimento dos termos “agênero” e “pop”, além de detalhar questões sobre a dicotomia de gênero e a influência da moda. Foram identificadas inúmeras possibilidades da moda agênero que são capazes de estimular necessidades em indivíduos que desejam fugir da binaridade socialmente imposta.Referências
BARDIN, Laurece. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&q=an%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo&lr=&oq=a n%C3%A1lise+de+. Acesso em: 10 out. 2021.
BEAUVOIR. Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BILLIE EILISH. [sem título]. 30 set. 2021. Instagram: @billieeilish. Disponível em: https://www.instagram.com/billieeilish/p/CUcsZtLF_Sc/?utm_medium=copy_link. Acesso em: 12 jan. 2022.
BRAGA, João. História da Moda: uma narrativa. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
BRAGA, João. Reflexões sobre moda, volume I. In: BRAGA, João; NUNES, Mônica (Colab.). São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CARMO, Bárbara Correa do; CÓIS, Francielly. Efeito “bubble up” - do oriente para o ocidente: a influência do street style do Japão na concepção de uma marca para “otakus” ou “otomes” no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CARRERA, Fernanda. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividade em sites de redes sociais. Revista Interamericana de Comunicação Midiática. 2012. Disponível em: http://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/6850/pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
CHINI, Arthur. #TBT Grace Jones. 2016. Disponível em: https://stealthelook.com.br/tbt-grace-jones/ Acesso em: 03 nov. 2021.
CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: NVERSOS, 2015.
CRANE, Diana. Moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DA SILVA, Wilson Belarmino Santos et al. Kanye West: A relação simbiótica entre música e moda por meio da comunicação. 2017.
DONATON, Scott. Publicidade + Entretenimento: Porque estas duas indústrias precisam se unir para garantir a sobrevivência mútua. Trad. Álvaro Oppermann. São Paulo: Cultrix, 2007.
EZRA MILLER. [sem título]. 23 out. 2019. Instagram: @ezra.miler. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B39ZBpcCAUb/?utm_medium=copy_link. Acesso em: 12 jan. 2022.
FLÜGEL, J. C. A psicologia das roupas. São Paulo: Mestre Jou, 1966.
FREIRI, Renata Santiago; MATOS, Adriana L. Barretos. Design, arte, moda e tecnologia. São Paulo: Rosari, Universidade Anhembi Morumbi, PUC-Rio e UnespBauru, 2010.
JADEN SMITH. [sem título]. 22 set. 2021. Instagram: @c.syresmith. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUIAbYkFvtB/. Acesso em: 12 jan. 2022.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo, Aleph, 2. Ed., 2009.
LEE, E.; LEE, J.; MOON, H.; SUNG, Y. (2015). Pictures Speak Louder than Words: Motivations for Using Instagram. Cyberpsychology, Behavior & Social Networking.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do Efêmero. Tradução: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MENDONÇA, Sana. A androginia de David Bowie e sua influência nas bandas de rock. 2016. Disponível em: http://www.modadesubculturas.com.br/2016/02/a-androginia-de-david-bowie-e-sua.html. Acesso em: 03 out. 2021.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. Editora Estação das Letras e Cores. 2019.
MODA SUB. A androgenia de David Bowie e sua influência nas bandas de Rock. Disponível em: http://www.modadesubculturas.com.br/2016/02/a-androginia-de-david-bowie-e-sua.html. Acesso em: 12 jan. 2022.
NOROGRANDO, Rafaela; BENETTI, Alfonso. Moda, Música e Sentimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
OLIVEIRA, Enderson. Entrando no armário: música, imagem, moda e consumo em Stromae e Mosaert. 2017.
PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. In: História, São Paulo, v.24, n.1, p.77-98, 2005.
SIMMEL, Georg. O conceito e a tragédia da cultura. Crítica Cultural – Critic, Palhoça, SC, v.9, n.1, p. 147, jan. / jun. 2014.
SOARES, Thiago. Abordagens teóricas para estudos sobre cultura pop. Logos, v. 2, n. 24, 2014.
SOUZA, Gilda de Mello. O espírito das roupas: a moda no século XIX. São Paulo: Companhia das letras, 1987.
STEAL THE LOOK. #TBT: GRACE JONES. Disponível em: https://stealthelook.com.br/tbt-grace-jones/. Acesso em: 12 jan. 2022.
THÉBAUD, Françoise. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle, 1991.
VELASCO, Tiago. Pop: em busca de um conceito. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 9, n. 17, 2010.
VOGUE Portugal. Freddie Mercury, o Ícone de Estilo. Disponível em: https://www.vogue.pt/freddie-mercury-icone-de-estilo?photo=1-freddie-mercury-style-icon.jpg. Acesso em: 12 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Crises

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Crises estão disponíveis sob Licença Creative Commons (texto da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação.