Estudo de comportamento: por trás da indumentária e influência BTS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-7425.2022.253757Keywords:
design, moda, BTS, consumo, comportamento, fandom.Abstract
O presente artigo possui como metodologia a pesquisa bibliográfica que reflete, através do embasamento teórico, a identificação da transição visual, especificamente, das principais vestimentas do grupo BTS ao longo da carreira. Nesse viés, a primeira parte é marcada por essa observação através dos MV 's em destaque no período de tempo de 2013-2021. Ressalta-se que o método utilizado para realizar o exposto é pautado na perspectiva do autor Penn(2008) com o texto “ A análise semiótica de imagens paradas”. Já na segunda parte há o reflexo prático da influência comportamental do grupo musical no âmbito da moda e do consumo. Para isso, utilizou-se o método do questionário para conferir esses reflexos no cotidiano dos fãs. Com isso, o levantamento das 35 respostas está organizado em 03 gráficos de barras e 01 tabela. Logo, a pesquisa alcança tanto a real e importante evolução indumentária quanto como os integrantes conseguem influenciar o consumo no âmbito da moda.References
BAUER, Martin. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. 7.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
LABELS,Hybe. No more dreams. Youtube,11 de junho de 2013. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=rBG5L7UsUxA> Acesso em: 21 de novembro de 2021.
LABELS,Hybe. DNA. Youtube, 18 de setembro de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MBdVXkSdhwU> Acesso em: 20 de novembro de 2021.
LABELS, Hybe. Black Swan.Youtube, 4 de março de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0lapF4DQPKQ> Acesso em: 17 de outubro de 2021.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de Moda: relação pessoa-objeto.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Corpo vestido no social: contribuições da semiótica para o estudo da aparência e da identidade. São Paulo, n.31, p.14-40, Janeiro-Abril, 2020.
PDOGG. DNA. In: V, Jeon, Park, Jin, Suga,RM e J-Hope. Love Yourself: her. Coreia do Sul: big hit entertainment, 2017, digital streaming.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os trabalhos publicados na revista Crises estão disponíveis sob Licença Creative Commons (texto da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação.