Moda como impressão do tempo: uma análise semiótica da vestimenta do ator Jeremy Pope para o Baile Met Gala 2021
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-7425.2022.253842Keywords:
moda, semiótica, comunicaçãoAbstract
O presente artigo analisa semioticamente a vestimenta do ator Jeremy Pope, assinada pelo estilista Juliann McCandless para o Baile Met Gala 2021. A pesquisa desenvolve-se pelo método bibliográfico, contemplando estudo de caso e análise semiótica do figurino em questão, compreendendo a importância do evento e o espaço que ele oferece para discussões sociais e políticas, entendendo assim como a moda pode ser um meio de comunicação que dialoga entre o indivíduo e o espírito do tempo.
References
AIDAR, Laura. O mito de Sísifo com resumo e significado. Cultura genial. Disponível em: ttps://www.culturagenial.com/sisifo-resumo-e-significado-do-mito/. Acesso em: 14 de dez. de 2021.
BARTHES, R. Elementos de Semiologia. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
DELAGO, Ariane. Met Gala: conheça a origem do evento. Prensa, 2021. Disponível em: https://prensa.li/prensa/met-gala-conheca-origem-do-evento/. Acesso em: 02 de nov. de 2021.
DEVIDES, Caroline. MET GALA 2021: SAIBA TUDO SOBRE O EVENTO MAIS GLAMUROSO DO MUNDO. Fala universidades, 2021. Disponível em: https://falauniversidades.com.br/met-gala-2021-saiba-tudo-sobre-o-evento-mais-glamuroso-do-mundo/#:~:text=Tudo%20sobre%20o%20Met%20Gala%202021&text=Baseado%20no%20legado%20deixado%20pela,da%20cidade%20de%20Nova%20York%E2%80%9D. Acesso em: 02 de nov. De 2021.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. 5 ed. Tomo 1 en2. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1977 [1936].
GUGLIELMO, Mariana Gonçalves. As múltiplas facetas do vassalo “mais rico e poderoso do Brasil”: Joaquim Vicente dos Reis e sua atuação em Campos dos Goytacazes (1781- 1813). Dissertação de mestrado. Universidade Federal Fluminense, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. DP&A editora, 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HIGGINS, Kennan. O ator Jeremy Pope dedicou seu traje de gala da Met para um traje de escravo nos campos de algodão. Newsone, 2021. Disponível em: https://newsone.com/4210399/jeremy-pope-met-gala-outfit/. Acesso em: 14 de dez. de 2021.
KIEVEL, Gustavo L.; SCHERER, Camila B. Moda e Política: Uma análise sobre a indumentária de maria antonieda e dos sanculottes durante a revolução francesa. 5° ENPModa. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/6970a65e-5ef1-4a76-8e61-d857517eae8e/MODA%20E%20POL%C3%8DTICA%20-%20UMA%20AN%C3%81LISE%20SOBRE%20A%20INDUMENT%C3%81RIA%20DE%20MARIA%20ANTONIETA%20E%20DOS%20SANS-CULOTTES%20DURANTE%20A%20REVOLU%C3%87%C3%83O%20FRANCESA%20.pdf>. Acesso em: 27 de nov. de 2021.
LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
MOCK, Janet. Jeremy Pope: abrindo caminho para Hollywood. Them, 2020. Disponível em: https://www.them.us/story/jeremy-pope-hollywood-cover-story. Acesso em: 14 de dez. de 2021.
MIRANDA, Ana Paula Celso de. MACIEL, Eduardo Jorge Carvalho. DNA da Imagem de Moda, 2009. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/329461072/DNA-Da-Imagem-de-Moda-Eduardo-Maciel-Ana-Paula-Celso-de-Miranda> Acesso em 2 de dezembro de 2021.
MITOLOGIA Grega. Blogger, 2011. Disponível em: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com/2011/10/aporia-o-daimon-da-dificuldade.html. Acesso em: 14 de dez. de 2021.
PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. P. 319-342.
QUEIROZ, Christina. Modos de libertação e sobrevivência. Pesquisa Fapesp, 2017. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/modos-de-libertacao-e-sobrevivencia/. Acesso em: 16 de dez. De 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Crises

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Crises estão disponíveis sob Licença Creative Commons (texto da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação.